Milagres

“Venha! — respondeu Jesus. Pedro saiu do barco e começou a andar em cima da água, em direção a Jesus”. Mateus 14:29 9

Até hoje, a ciência não foi capaz de explicar como Pedro pôde andar sobre as águas sem afundar. A ciência também não explica como alguém que estava sepultado há quatro dias ressuscitou (João11). Assim como a ciência não explica como água se transformou no melhor vinho em uma festa de casamento em Caná da Galileia (João 2). Também não há explicação na ciência de como cinco pães e dois peixes se tornaram suficientes para alimentar com sobras mais de cinco mil pessoas (João 6).
Todos esses eventos estão registrados na bíblia e são conhecidos como milagres e milagres não se explicam, creem-se. A bíblia registra, tanto no Novo quanto no Velho Testamentos, centenas de acontecimentos inexplicáveis à luz da lógica humana. Se apenas os milagres realizados por Jesus em Seu ministério terreno que durou três anos fossem registrados em livros não haveriam livros que os coubessem. (João 20:30-31).
Entre tantos milagres realizados por Cristo, Mateus narra esse, o qual Pedro foi protagonista; não que Jesus não seja o principal agente nos milagres, Ele sempre é o protagonista, mas nesse caso há uma razão para Pedro receber destaque.Pedro era um indivíduo comum e normal, representando, portanto, qualquer um de nós.
Então, o que devemos aprender com esse relato bíblico?
Sendo Pedro um indivíduo como nós, sujeito às aflições dessa vida e Jesus sendo o Filho de Deus, Onisciente, Onipotente e Onipresente, ontem, hoje e eternamente (Hebreus 13:8), devemos crer e saber que quando precisarmos, podemos clamar a Jesus por milagres em nossas vidas.
O texto diz que era madrugada e os discípulos estavam em uma pequena embarcação bem no meio do mar, também relata que os ventos eram contrários e as ondas açoitavam o barco.
Sejamos bem sinceros, em uma situação dessa, quem desceria de um barco à noite e no meio de uma tempestade em alto mar?
Ocorre que não era qualquer pessoa que ordenou a Pedro que descesse, foi Jesus, por isso ele obedeceu. Se ele não tivesse descido do barco, o milagre não aconteceria, mas sob a ordem/convite, mesmo diante da situação adversa, Pedro atende e desce do barco.
Essa experiência vivenciada pelo apóstolo Pedro tem muito significado para nós. Nossa vida é como um barco navegando pelo mar desse mundo turbulento. Muitas vezes, nos deparamos com tempestades que assolam nossa estabilidade financeira, saúde, casamento, família, emprego, etc. Em tempos de angústia, medo e expectativas, um milagre que possa nos trazer segurança, descanso e sobretudo paz é sempre bem-vindo!
Seu milagre pode estar muito perto, dependendo apenas de um passo, um passo de fé e verdade. Talvez você tenha ouvido o convite de Jesus, mas a noite escura, os ventos contrários e o medo te trazem temores, fazendo pensar que é mais seguro agarrar-se ao barco dos seus próprios recursos. Jesus está dizendo a você: “Vamos, você consegue, olhe pra Mim, somente pra Mim, esqueça os ventos contrários, a escuridão, as ondas, vamos! Estamos quase chegando perto um do outro”.
Não tenha medo! Vai dar tudo certo. Saia do barco e confie, pois quem prometeu é fiel pra cumprir. (Filipenses 1:6)

Edwil Vagner Borçatto – Pr. Local da Igreja Cristã da Trindade