Mindset: entenda o que é e como funciona essa técnica

O que é mindset? Mindset, que pode ser traduzido por mentalidade ou programação mental, é o conjunto de pensamentos e crenças que existe dentro de nossa mente e que determina como nos sentimos e nos comportamos.
“Mudar algumas vezes o rumo nem sempre é coisa de gente grande que não sabe o que quer da vida. Muitas vezes, mudar o rumo é preciso, justamente para nos tornarmos o que precisamos ser”, diz o Massoterapeuta Clínico e Terapeuta em Barras de Acess Clayton Maciel.
Clayton completa que “o conceito de mindset é baseado em um conjunto de atitudes, crenças, comportamentos, formas de pensar, dentre outros. Atitudes estas que moldam a maneira como você vê a si mesmo, as demais coisas e acontecimentos externos”.
As nossas vidas são moldadas conforme nosso mindset, assim como afirmou o articulado revolucionário indiano Mahatma Gandhi. “As suas crenças se transformam nos seus pensamentos, os seus pensamentos se transformam nas suas palavras, as suas palavras se transformam nas suas atitudes, as suas atitudes se transformam nos seus hábitos, os seus hábitos se transformam nos seus valores, e os seus valores se transformam no seu destino”.

Existem várias formas de ampliar o seu pensamento, seja lendo, convivendo com pessoas que têm visão do futuro ou através de técnicas terapêuticas, dentre elas as Barras de Access. Barras são 32 pontos relacionados a diversos aspectos da vida e que liberam: crenças limitantes, condicionamentos, sentimentos e emoções. Elas atuam nos componentes eletromagnéticos das sinapses neurais de todas as experiências negativas que já vivemos e que condicionam os padrões de nossa personalidade que nos causam sofrimento s e limitações.
Uma outra forma de entender as programações do mindset foi descrita por Carol Dweck, professora e pesquisadora da Universidade de Stanford. Segundo suas pesquisas, existem dois tipos de mindset:

Mindset Fixo: Pessoas com um mindset fixo acreditam que suas habilidades e características são inatas e constantes. Elas acreditam, por exemplo, que possuem um certo nível de inteligência, um nível de moral, uma personalidade, e que isso determina o que elas são ou não capazes de fazer.
Isso faz com que todas as situações pelas quais estas pessoas passam sejam confirmações destas características. Se elas têm sucesso em uma atividade, isto comprova sua inteligência; se elas falham, isto demonstra que sua inteligência é inferior.

Mindset crescente: O outro tipo de mindset é o chamado crescente. Neste caso, as pessoas veem suas qualidades como habilidades que

Clayton Maciel
Massoterapueta Clínico e Terapeuta em Barras de Access
Materclin Cosmópolis
Rua Francisco de Mário, 748, Bela Vista IV
F. 98249 6959/ 3872 3722

podem ser desenvolvidas, de acordo com sua dedicação e esforço. Estas pessoas entendem que todos nós possuímos um potencial desconhecido, que pode ser desenvolvido com dedicação e aprendizado.
Pessoas com um mindset crescente não são mais inteligentes ou capazes. O que acontece é que elas acreditam que é possível evoluir e se desenvolver, e então se dedicam verdadeiramente para isso. Além disso, elas encaram as falhas como oportunidades de aprendizado, e não como comprovações de suas capacidades. Isto fortalece cada vez mais sua autoconfiança.

É possível mudar o seu mindset:
Pratique ouvir os pensamentos criados por sua mente e identifique suas origens.
Reflita sobre as suas experiências do passado e como elas podem estar influenciando suas atitudes atualmente. Encare suas características como estados que podem ser desenvolvidos e crie aos poucos um mindset crescente que aumentará seus resultados.