“Minha determinação e felicidade em realizar meu sonho eram maiores do que qualquer sacrifício”

Cleia Dantas Muggler é Consultora na área de Digital Media e, hoje, mora na Califórnia, EUA

Cleia Dantas Muggler – Empresária

A empresária Cleia Dantas Muggler é a entrevistada do quadro “Histórias que inspiram…” deste mês. Cleia morou em Cosmópolis desde os 5 anos de idade e estudou na ‘Escola de Comércio’ e no Gepan. Com 20 anos, teve a oportunidade de se mudar do Brasil. Acompanhe:

Infância
“Minha infância foi cheia de brincadeiras e diversão. Naquela época, as crianças brincavam juntas, independentemente de idade ou sexo, o que me deixava feliz, pois era rodeada pelos meus irmãos que eram os meus melhores amigos. Nós tínhamos um senso comunitário incrível, fazíamos atividades com todas as crianças da nossa rua e tínhamos liberdade e segurança, pois a cidade ainda era pequena e nossa comunidade era unida e solidária. A vida no interior tem suas vantagens, existe uma interação grande entre as comunidades; hoje, vejo como esta experiência me ensinou a ter respeito e apreciação por pessoas de diferentes idades, culturas e perspectivas”.

Juventude
“Sempre fui uma pessoa curiosa e criativa. Durante minha juventude, passava horas na biblioteca lendo livros e, em casa, gostava de fazer artesanato, pintar e desenhar figuras inspiradas em papéis de carta que eu colecionava. Adorava ler histórias sobre pessoas de lugares distantes, o que despertava ainda mais minha curiosidade”.

Início da vida profissional
“Comecei a trabalhar cedo, ainda no primeiro ano do ‘colegial’. Vendia cartões de Natal em uma papelaria e, depois, trabalhei em uma loja de móveis. Aproveitei a oportunidade para fazer aulas de inglês e datilografia subsidiadas pelo trabalho, pois valorizava muito a aquisição de conhecimento.
Mais tarde, consegui um emprego na Prefeitura da cidade, no setor de Saúde, onde tive um contato mais próximo com a comunidade. Durante este período, participei de projetos voluntários na área da saúde, como visitas domiciliares para conscientização da Dengue e campanhas de vacinação. Também fiz parte da implementação do programa chamado Projeto Boquinha, que tinha como objetivo promover a saúde bucal das crianças na cidade”.

Vivência fora do Brasil
“Essa experiência no setor de Saúde me ajudou a amadurecer e expandir meus horizontes, despertando em mim o desejo de cursar a universidade.
Foi então que surgiu a oportunidade de estudar na Suíça, onde minha mãe morava. Essa decisão mudou completamente o rumo da minha vida. Viver em um país com uma cultura diferente me ensinou a me adaptar rapidamente a ambientes novos e a fazer escolhas importantes que poderiam impactar meu futuro.
Após quase um ano estudando alemão na Suíça, surgiu outra oportunidade de estudar nos Estados Unidos, mas eu precisava dominar o inglês para passar no teste TOEFL e ser admitida na universidade.
Assim, mudei-me para os Estados Unidos, fiz um curso intensivo de inglês e consegui ser admitida na Arizona State University, onde me formei em Economia Financeira.
Foram anos de dedicação, com muitas noites mal dormidas, mas minha determinação e felicidade em realizar meu sonho eram maiores do que qualquer sacrifício”.

Superação
“Durante as grandes transições em minha vida, acredito que algumas características foram fundamentais para o meu sucesso. Sempre fui otimista e aberta a novas possibilidades. Não tinha medo de arriscar e acreditava que era necessário mudar para coisas novas entrarem na minha vida. Claro que nem sempre foi fácil, mas acreditei em minha capacidade de superar dificuldades. Além disso, minha habilidade de me comunicar e cultivar relacionamentos com pessoas boas abriu muitas portas.
O apoio da minha família também foi fundamental, especialmente o apoio incondicional da minha mãe, que sempre acreditou em mim, mesmo quando nem eu sabia se iria conseguir. Saber que eu não estava sozinha já era reconfortante e motivador. Ao longo do tempo, muitas oportunidades foram surgindo e eu abracei com determinação as boas oportunidades que surgiram”.

Califórnia
“Hoje, moro em Palo Alto, na Califórnia, e possuo dois bacharéis e um mestrado em Digital Media. Fui membro da Mesa Executiva do Conselho de Pais e Professores da minha cidade por quase oito anos, ocupando por quatro anos o cargo de Secretária Financeira e Tesoureira.
Também atuei como Coordenadora do Comitê de Graduação na escola onde meus filhos estudaram. Fui honrada pela cidade com um certificado em reconhecimento aos anos que dediquei à minha comunidade.
Tive também a oportunidade de lecionar na San Jose State University na área de Digital Media, ensinando estudantes a trabalhar com diversos programas de software para design, processamento de imagens, produção de vídeos e desenvolvimento de UI/UX. Continuo atuando como Consultora para pequenas e grandes empresas, incluindo Apple e Google, na área de Digital Media, Visual Design, User Interface e User Experience Design”.

Cleia junto com seu esposo Patrick e filhos

Família
“Sou muito grata por ter uma família maravilhosa que me inspira a ser a melhor versão de mim mesma todos os dias. Tenho uma profunda admiração pelo meu marido, que é uma referência no mercado de IoT no Silicon Valley, em San Francisco.
A minha filha que além de ser uma pianista talentosa, sua criatividade e talento como escritora resultaram na publicação da obra Lemongrass no WebToon, que foi acessada por mais de 120 mil leitores mundiais. Hoje, ela estuda na Universidade Imperial College, em Londres, Inglaterra.
E por fim o meu filho, que é apaixonado por robótica e, nas horas vagas, ajuda outros estudantes no desenvolvimento de tecnologias que facilitam a vida de crianças com deficiência.
Quando olho para trás, sinto imensa gratidão por todas as experiências de vida que vivi e por todas as pessoas que conheci ao longo da minha jornada. Tenho o desejo sincero de contribuir com mentoria para jovens que, assim como eu, desejam ter acesso à educação e ao conhecimento para transformar suas vidas positivamente”.