Minha Família sob o Senhorio de Cristo

Vamos ler juntos o texto bíblico, em Gênesis 2.18.24 “18, Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea. 19 Da terra formou, pois, o Senhor Deus todos os animais o campo e todas as aves do céu, e os trouxe ao homem, para ver como lhes chamaria; e tudo o que o homem chamou a todo ser vivente, isso foi o Seu nome. 20 Assim o homem deu nomes a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar; 22 e da costela que o Senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem. 23 Então, disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. 24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne”.
Tenho que investir na família, levando-a a viver sob o Senhorio de Cristo, para isso, devo conhecer a razão de ser da família no plano de Deus e aplicar os princípios bíblicos para viver bem no lar.
1. O enfrentamento de problemas na família não é privilégio da contemporaneidade dos dias atuais.
2. Por que uma família que se ama também tem conflitos? Porque seus integrantes podem não estar respeitando o espaço do outro. Sempre que isso acontece, provoca o desequilíbrio das relações familiares.

I – A Importância da Família
Dimensionar o valor da família é o mesmo que medir o tamanho do espaço sideral. O que se pode dizer é que a família é o seguimento mais importante para a vida do homem aqui na Terra. A criação de Deus como lugar ideal para a valorização, reconhecimento e dignificação do ser humano.

II – Os Princípios Para Edificação da Família
1. Para manter relacionamentos abençoadores na família é preciso sabedoria. A base da sabedoria é o temor do Senhor.
2. Autoridade na família é fruto de conquista, não imposição. A motivação é o amor.
3. Autoridade dos pais sobre os filhos é de quem recebeu do Senhor uma grande missão. Seu exercício, cheio de amor, visa proteger, sustentar, ensinar e corrigir. A autoridade dos pais sobre os filhos é moral, ou seja, tem por base o exemplo de vida que se lhes oferece.
4. A correção dos filhos não deve ser para descarregar a raiva ou bater em uma criança empregando-lhe força de adulto. A criança sob disciplina doméstica deve saber porque está sofrendo a correção. Como o nome sugere, seu objetivo é corrigir o que estava errado, ensinar. Não magoar, ferir ou humilhar.
5. A desobediência filial é manifestação da natureza carnal e fruto de um processo ao longo da vivência familiar e dos exemplos domésticos.
6. Diálogo aberto e franco deve ser constantemente presente na prática doméstica. Muitos filhos não têm liberdade de dialogar com os pais, que, por sua vez, não deram atenção desde cedo (Pv 22.6). Há filhos que cresceram no estalar dos dedos e agora não se sentem à vontade para fazê-lo.

III – Sugestão Para o Bem da Família
A construção da família segundo o coração de Deus é realizada no dia-a-dia, tijolo sobre tijolo e com a participação daqueles que a formam.
Pense na família como equipe, quais são os elementos que uma equipe bem-sucedida deve cultivar? Reúna com sua família e discuta os princípios para uma família viver bem.
Estamos à disposição. Se você quiser, nos procure para aconselhamento.
DEUS nos abençoe e nos guarde!

Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana
Facebook: https://pt-br.facebook.com/imwcosmopolis/
Site: imwcosmopolis.com.br
E-mail: igrejawesleyana2012@hotmail.com