Ministério da Saúde amplia testagem para Covid-19 no Brasil

Com capacidade para processar até 10 mil testes moleculares por dia

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Ministério da Saúde ampliou a capacidade de testagem na rede pública em mais de 800%. Desde a última segunda-feira (24), o país passa a contar com mais uma unidade para diagnóstico da doença. A Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 da Fiocruz, no estado do Ceará, tem potencial para processar até 10 mil testes moleculares por dia. Com aumento da capacidade laboratorial, mais pessoas serão diagnosticadas precocemente favorecendo a adoção de medidas de isolamento de casos e o monitoramento de contatos pelos estados e municípios, reduzindo novas infecções, agravamento dos casos graves e óbitos.
O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, participou do evento que marcou o início das atividades. O Brasil estendeu a testagem para os pacientes com casos leves da doença nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o evento, o ministro afirmou que a pandemia deixará legados ao Brasil. “Alguns serão dolorosos, outros estruturais. Mas, um dos mais importantes será a relação institucional que foi construída entre estados, municípios, governo federal e a iniciativa privada, que vem resultando em uma resposta efetiva à pandemia”, disse. “O que estamos presenciando hoje no Ceará é a capilaridade do SUS; é o que está sendo feito no combate à pandemia, o que foi construído e entregue como estrutura. Esse legado será reconhecido no futuro como a grande resposta à pandemia no mundo”, ressaltou Pazuello.
De acordo com Pazuello, a ampliação da testagem dará aos gestores informações para que possam tomar decisões no combate à doença no país. “A testagem é fundamental para amparar o diagnóstico, e ainda mais importante para a avaliação de estratégias do governo federal, estados e municípios. Por isso, precisamos ampliar a testagem e essa logística vem sendo construída a muitas mãos, da iniciativa pública e privada, para que a gente possa entregar ao gestor a melhor condição para traçar estratégia”, ressaltou Pazuello.

Vacina
Pazuello falou ainda sobre os investimentos da pasta para a vacina contra a Covid-19. “O Brasil está fazendo o que há de mais promissor em termos de vacina. O recurso de R$ 2 bilhões, da medida provisória, já está na Fiocruz para a assinatura do contrato de transferência dos recursos e recebimento da tecnologia, equipamentos e insumos para a fabricação da vacina”, explicou.
Por Ministério da Saúde