Miopia x Astigmatismo: entenda a diferença

Nem todos os indivíduos precisam usar óculos e lentes de contato, mas alguns deles querem uma reparação oficial

Miopia e astigmatismo são erros de refração que causam visão turva e, embora sejam semelhantes, são duas

Dr. Flavio Sartori Junior
Medclin: R. Expedicionários, 1028 – Jardim Bela Vista, Cosmópolis
Telefone (19) 3812 9210
Clinical Cambuí
R. Dr. Antônio da Costa Carvalho, 287 – Cambuí, Campinas
Telefone (19) 3294 5115

condições diferentes. A diferença entre miopia e astigmatismo é que a miopia causa visão turva de longe e astigmatismo de qualquer distância. Da mesma forma, existem diferentes elementos, por exemplo, causa e efeitos colaterais, que se destacam entre as duas condições.
Vamos descobrir como entender essas condições visuais, que são fundamentais para identificá-las a tempo de manter o bem-estar dos olhos.

O que é miopia e quais são seus sintomas?
Miopia é uma condição que afeta a capacidade das pessoas de ver objetos distantes. Ocorre quando o comprimento do olho se torna muito longo, o que faz com que a luz fique aquém da retina. Isso leva a uma visão turva ao olhar para objetos à distância. Alguns sintomas:
– Visão turva ou nublada de objetos a longa distância.
– Dores de cabeça.
– Apertando os olhos para se concentrar em objetos distantes.

O que é astigmatismo e quais são seus sintomas?
O astigmatismo é uma condição que ocorre quando uma imperfeição na córnea ou no ponto focal impede que as imagens sejam centralizadas de maneira adequada. Quando os feixes de luz se infiltram em um olho com astigmatismo, eles se concentram em alguns poucos na retina ao mesmo tempo, o que causa uma visão turva.

O astigmatismo pode afetar em qualquer idade, e seus sintomas principais são:
– Visão turva a longa e curta distância.
– Fraqueza visual
– Visão dupla.
– Olhos vermelhos.
– Apertar os olhos para ver.

Diferença entre miopia e astigmatismo
A principal diferença entre essas duas condições é que elas são dois erros de refração distintos. A miopia evita centralizar objetos de maneira adequada a uma longa distância e o astigmatismo causa visão turva a qualquer distância. Em qualquer caso, existem mais diferenças entre as duas condições que incorporam indicações e ponto de partida. Que tal vemos agora:
A miopia ocorre quando a luz é enquadrada antes da retina e não sobre ela. No astigmatismo, os focos de luz em algumas partes da retina são ao mesmo tempo.
Um defeito ocular causa miopia devido à distância entre o olho ou por uma forma da córnea. O astigmatismo ocorre quando há uma curvatura incomum em diferentes partes da córnea.
A miopia é comum na juventude e pode começar a se manifestar ainda na infância, às vezes, quando ainda bebê. O astigmatismo pode acontecer em qualquer idade.

Tratamento para miopia e astigmatismo
Mesmo que a diferença entre miopia e astigmatismo seja clara, ambos os erros têm as mesmas opções para seu tratamento e retificação: Óculos e lentes de contato.
Miopia e astigmatismo têm um ponto essencial excepcionalmente positivo: ambas as condições podem ser corrigidas. A abordagem mais amplamente reconhecida para combater as manifestações dessas condições é o uso de óculos ou lentes que permitem ao indivíduo se concentrar em qualquer imagem, prestando pouco respeito à distância de forma adequada.
Para utilizar essa técnica convencional, é essencial saber o número de dioptrias que o indivíduo possui ou depende delas para fazer lentes específicas que corrigem a imperfeição e permitem que a luz se enquadre na retina.

Procedimento médico LASIK
Nem todos os indivíduos precisam usar óculos e lentes de contato, mas alguns deles querem uma reparação oficial. Nestes casos, o procedimento médico Lasik é sugerido. Essa tarefa inclui levantar a córnea para aplicar a mesma inovação do laser e corrigir a deformidade que está causando miopia, astigmatismo ou talvez ambos.