Mitos e verdades sobre Acupuntura e Hipnose

Na Hipnose clínica é fundamental que o paciente queira entrar em transe e se lembre de tudo e interaja com o profissional para ter bons resultados

A Acupuntura é uma das várias técnicas milenares usadas na Medicina Tradicional Chinesa, onde são utilizados agulhas muito finas, que são inseridas no corpo do paciente durante o tratamento. Com isso, muitas curiosidades e mitos são criados em torno do tratamento.

Um dos questionamentos mais comuns é se Acupuntura dói?
Essa é uma questão muito relativa para responder. Eu, na minha prática de quase 18 anos e milhares de atendimentos realizados, posso dizer que não é totalmente indolor, mas é muito tranquilo, não chega nem perto da dor de uma injeção. As agulhas utilizadas são muito finas, um pouco mais grossas que um fio de cabelo. A sensação da dor varia muito de pessoa para pessoa, do ponto utilizado, da condição de saúde do paciente, da técnica do profissional, mas, na grande maioria das vezes, é quase imperceptível.

Outra questão é se tem remédio nas agulhas?
A resposta é não. As agulhas são de aço cirúrgico maciço, descartáveis, sem qualquer tipo de medicação. Os benefícios do tratamento vêm dos estímulos que são dados em acupontos e canais de energia que temos por todo corpo e que cada um tem uma função específica no organismo, promovendo o reequilíbrio e consequentemente a melhora da saúde.

A Acupuntura tem efeitos colaterais ou contraindicações?
É muito difícil ter algum efeito colateral com a Acupuntura; o que pode acontecer algumas vezes e é normal é alguma sensação de piora no quadro antes de melhorar. É uma reação normal do corpo e acontece geralmente porque estamos mexendo no problema, mas costuma passar rápido.
Em relação a contraindicações, praticamente não tem, só temos quer ter cuidados especiais com gestantes e pessoas sob efeito de álcool e drogas – alguns medicamentos como corticoides também diminuem os benefícios do tratamento.

A Acupuntura serve para tratar qualquer doença?
Não, a Acupuntura não trata todas as doenças. Apesar do grande número de problemas nos quais ela é muito efetiva no tratamento e que são comprovados pela OMS, têm alguns casos, principalmente, quando são muito crônicos, hereditários ou lesões permanentes, ela consegue amenizar os sintomas, tendo que fazer uma manutenção de vez em quando para manter o problema sob controle. Em outros casos, ela entra como um tratamento coadjuvante, ajudando na parte emocional, sintomas e efeitos colaterais das doenças e seus tratamentos.

Acupuntura serve para emagrecer?
Essa é uma questão muito polêmica. Na minha opinião, ela sozinha não emagrece, é necessário também o esforço do paciente com mudanças de hábitos de vida e alimentares e a prática de atividade física. A Acupuntura vai ajudar controlando a ansiedade, diminuindo o apetite, melhorando o metabolismo e a força de vontade.
Muitas vezes, questões relacionadas ao ganho de peso podem ter relações com problemas emocionais, como traumas, crenças limitantes, frustrações, entre outros. Aí a Hipnose entra como um grande aliado no tratamento dessas questões, promovendo a melhora e mudança em certos padrões mentais.

A Hipnose pode causar algum tipo de problema mental no paciente?
Não, a Hipnose é uma técnica muito segura e não oferece nenhum perigo para o paciente.

O paciente de Hipnose lembra de tudo que aconteceu durante o transe?
Sim, na Hipnose clínica é fundamental que o paciente queira entrar em transe e se lembre de tudo e interaja com o profissional para ter bons resultados.

Rodrigo Andrade, Acupuntura, Massagem e Hipnose
SATOSP: 1474
GDAE: 00775610747
Atendimento em Cosmópolis na INTERCLÍNICAS
R. Ramos de Azevedo 57B, em frente ao Pronto Socorro