Mitos e verdades sobre clareamento dental

O clareamento dental deixa os dentes mais sensíveis e pode alterar as restaurações já existentes

O clareamento dental vem se tornando cada vez mais procurado nos consultórios odontológicos por pacientes que buscam um sorriso harmônico e melhora de autoestima.
Ao optar por realizar o tratamento, é comum surgirem algumas dúvidas relacionadas ao procedimento e aos mitos e verdades que percorrem por todo canto. Uma das principais dúvidas está associada à sensibilidade dental; esta é bastante comum de ocorrer durante as sessões de aplicação, pois, para que ocorra a ação do gel clareador, os canalículos dentinários se abrem, criando poros, motivo este que leva a ocorrer a sensibilidade. Perante esta situação, o cirurgião dentista poderá indicar o uso de alguns dentifrícios para reduzir o desconforto.
Em relação ao uso de cigarro e alimentos com corantes como, por exemplo, café, chás e molhos, o paciente deve evitar ao máximo, pois, o uso contínuo destes produtos leva o “amarelado” a voltar mais rapidamente. Além disto, é necessário estar ciente que as restaurações presentes nos dentes anteriores deverão ser trocadas após o tratamento para que não afetem a estética pela diferença de coloração entre a interface: dente clareado/material restaurador antigo.
Afinal, um clareamento dental enfraquece ou não o dente? O gel clareador não afeta a estrutura do dente, porém, este deve ser usado corretamente e com o devido acompanhamento profissional que irá orientar e avaliar cada quadro.
É importante ressaltar que a utilização do bicarbonato de sódio não possui efeito clareador sobre a estrutura dental. Este produto é apenas um agente abrasivo que causa polimento superficial e seu uso frequente pode ocasionar danos ao esmalte dentário.
Portanto, para realizar o clareamento dental é indispensável o acompanhamento de um cirurgião dentista, pois, o mau uso do gel clareador pode levar a complicações, muitas vezes, irreversíveis ao dente e à gengiva. O profissional apto saberá indicar qual a melhor técnica ao seu paciente para que este possa obter o tão esperado sorriso dos sonhos.