Mitos e verdades sobre o carboidrato

O carboidrato é um macronutriente essencial para o bom funcionamento do organismo

“A retirada de carboidratos da alimentação não emagrece”

É necessário saber que o carboidrato é um macronutriente essencial para o bom funcionamento do organismo, pois é a principal fonte de energia utilizada pelo corpo. Porém, atualmente, tem sido considerado vilão das dietas como um dos responsáveis pelo ganho de peso. Em meio a tantas controvérsias, entenda mais sobre o assunto:

•Comer carboidrato faz mal.
Mito, este grupo alimentar é dividido em carboidratos complexos, que abrangem as raízes, frutas, verduras e cereais integrais; e em carboidratos simples, que são os produtos refinados, como bolos, doces em geral, sorvetes e balas. É neste último grupo que está o grande problema, pois, o consumo desses alimentos pode levar ao aparecimento de doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e obesidade.
•A retirada de carboidratos da alimentação emagrece.
Mito, apesar de fazer com que o peso na balança diminua, não emagrece! Esses quilos a menos são causados pela perda de água que estava estocada junto ao glicogênio, que é utilizado como fonte de energia. Além disso, dietas sem carboidrato são responsáveis por causar alteração de humor (geralmente irritabilidade), sono excessivo, cansaço e indisposição e enfraquecimento do sistema imunológico.

•Carboidrato à noite engorda.
Mito, pois não importa a hora em que será consumido, mas sim, a qualidade e a quantidade desse alimento. As fontes de carboidratos devem estar distribuídas na alimentação ao longo do dia para que o organismo desempenhe suas funções adequadamente. À noite é preferível que se faça uma refeição mais leve, mas sem excluir esse grupo alimentar.

•Deve-se consumir carboidrato antes do exercício físico.
Depende, cada indivíduo tem objetivos e rotinas diferentes, mas em geral sim, uma vez que os carboidratos fornecem energia necessária para a atividade física. Por isso, é importante ter acompanhamento de um nutricionista para adequar a alimentação às necessidades de cada um.
Se você tem restringido muito o consumo de carboidratos, fique atento, pois o corpo dá sinais mostrando que necessita desse nutriente. Os mais comuns são fraqueza, falta de energia, dificuldade para pegar no sono e relaxar, menor rendimento nas atividades cotidianas e em exercícios físicos e problemas no trânsito intestinal. Portanto, lembre-se sempre de buscar acompanhamento de um profissional capacitado para adequar seus objetivos e individualizar sua alimentação.

Daniele Scarpa Brandão
Nutricionista clínica
CRN: 61088/P
Total Clínicas: Rua dos Expedicionários, nº 1378