Mixirica conclui Desafio Mundial e conquista o 3º lugar após concorrer em Cosmópolis

A empresa cosmopolense Ballistech junto da rede de hotéis OYO patrocinaram o atleta

Marcelo Florentino Soares, mais conhecido como Mixirica, é considerado o novo herói do ciclismo brasileiro. A paixão por bicicleta se profissionalizou há 20 anos e, desde então, o atleta vem sendo inspiração por onde passa, principalmente, no meio esportivo. Mixirica esteve em Cosmópolis para representar o país em um dos maiores desafios da modalidade: o Race Across America – RAAM, desta vez, por causa da pandemia, de forma virtual.

O que é a Race Acroos America (RAAM)
A RAAM é uma corrida. Mas, diferentemente dos três grandes Grand Europeon Tours (Tour de France, Vuelta a Espana e Giro de Italia), a RAAM não é uma corrida de palco. RAAM é uma etapa contínua e, uma vez iniciado o relógio, ele não para até a linha de chegada. É o maior contra-relógio do mundo e a última corrida da verdade. Os corredores devem completar a distância em aproximadamente metade do tempo, sem dias de descanso. Os pilotos devem pedalar 3000 milhas, em 12 estados, e subir mais de 170.000 pés verticais. Os pilotos solitários têm no máximo 12 dias para completar a corrida, a maioria terminando em 11 dias e a mais rápida em menos de 8 dias. Mixirica afirmou na edição anterior que pedalaria por 20 horas por dia em 12 dias junto de 31 atletas de países diferentes e ele, representando o Brasil.

Linha de chegada
Mixirica concluiu um dos maiores desafios do mundo em um ambiente preparado para ele na loja cosmopolense e fabricante de peças para bicicletas Ballistech. O atleta finalizou a longa jornada no domingo, 28, às 10 horas, em 3º lugar no ranking. O ciclista nato da capital paulista estava em Cosmópolis com apoio do Hotel OYO Cosmópolis e Ballistech. As empresas forneceram suporte e estrutura para o ciclista e sua equipe. Junto de Mixirica estiveram a sua namorada e maior apoiadora moral e psicológica, uma massoterapeuta e um mecânico de bicicletas.

Desafio
Débora Gisele Cataneo é a namorada e maior apoiadora do atleta e contou sobre as dificuldades. “A correria com as comidas, ter que acordá-lo, prepará-lo e colocá-lo na bike”. Contudo, nada abalou a admiradora que idealiza os desafios junto dele. “Além de ajudar a idealizar tudo que está aqui, ajudar a fazer acontecer, eu tenho um vínculo pessoal com ele. Não é uma coisa fácil, mas você tem quer manter; às vezes, o estresse acaba passando pra mim. E a outra parte é manter todo mundo unido, todo mundo com a mesma sintonia; mantendo um clima assim, automaticamente, você consegue passar coisas boas pra ele, ele consegue entender, muitas vezes não raciocinando, que tudo está funcionando bem”, explicou ela.

Admiração
Debora também explicou como encara a situação. “Na verdade, dá pra enxergar de várias formas: primeiro, um guerreiro, um lutador, porque não é qualquer um que está disposto e consegue fazer o que ele faz; segundo, a corrida é a primeira, então todo mundo está sendo pioneiro, é como se a gente tivesse transferindo a Ramm verdadeira para uma virtual. E tem outro lado também, que é da mulher, o orgulho do marido, você vê que ele está cansado, mas tem que ser fria pra poder acordá-lo. Então, são esses tipos de situações que a gente tem que passar”, finalizou ela.

Mixirica ao fim do Desafio
“Essa experiência está sendo única para todos nós, competidores, do mundo inteiro. E é uma experiência nova, que ninguém teve ainda”, disse o atleta, que afirmou que encararia o desafio novamente. “Estou aí pra isso, para o que der e vier, mas, nas próximas vezes, eu estarei mais preparado”.
Mixirica ainda revelou que, em nenhum momento, pensou em desistir. “Ontem, nós não prestamos atenção em um aviso de uma prova e, então, houve uma disputa para o segundo lugar, e isso me desgastou muito. Mesmo assim, em nenhum momento, pensei em desistir”, finalizou ele que, apesar do esgotamento físico, revelou estar realizado com o fim da prova.

As redes sociais do ciclista Mixirica são:
Instagram: @marcelomixirica
Facebook: Marcelo Florentino