Mochilas com excesso de peso podem causar problemas na coluna

O ideal é dosar a quantidade de objetos e seguir a quantidade indicada de acordo com o peso corporal

Bolsas e mochilas fazem parte de um dos acessórios das pessoas desde o início da vida escolar e continuam presentes ao longo dos anos que seguem, por serem muito práticas, pois, reúnem vários objetos em um único lugar. Porém, deve-se ter cuidado ao utilizar as bolsas com excesso de peso, pois, o uso incorreto e frequente pode trazer sérias consequências à coluna, afetando a postura e causando dores de moderada a alta intensidade.
Recomenda-se que o peso ideal das mochilas, para não causar danos à coluna, não deve exceder 10% do peso corporal, caso contrário, os problemas devem surgir de curto a longo prazo, de forma que, no início, o indivíduo sente tensões musculares que, com o passar do tempo, adquire-se os desvios posturais, podendo ser :
•Escoliose – Que se trata de um desvio lateral, onde um ombro fica mais alto que o outro devido ao mau uso da mochila em apenas um lado do corpo, causando dores específicas com predominância no lado sobrecarregado.
•Hiperlordose – Este é um desvio na coluna lombar onde a curvatura fica mais acentuada (bumbum empinado) devido a sobrecarga no dorso, causando dores mais recorrentes na região lombar e pernas.
•Hipercifose – Trata-se de uma acentuada curvatura da coluna dorsal, deixando a coluna com um formato de “C” e ombros fechados. Os sintomas são dores na coluna, pescoço e mãos.
Portanto, deve-se ter cuidado ao utilizar bolsas com excesso de peso. O ideal é dosar a quantidade de objetos e seguir a quantidade indicada de acordo com o peso corporal de cada indivíduo e procurar sempre respeitar o tempo de uso para não causar as tensões musculares que futuramente evoluem para os desvios mais graves.
Existem vários tratamentos para essas alterações posturais; os que mais se destacam são RPG (Reeducação Postural Global) e Pilates, que são compostos de exercícios e técnicas com a finalidade de corrigir e prevenir os desvios posturais e trabalhar a consciência corporal.

Dra. Andresa Santos Silva
Crefito: 263772-F
Atendimento Fisioarte
Telefone: 3872 7879
Whatsapp: 19 99238 0775