Moda entre adolescentes, Hand Spinner divide opiniões e é investigado pelo DPDC

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) abriu, recentemente, uma investigação para apurar supostas irregularidades na venda do brinquedo Hand Spinner, apontando relatos de acidentes com o produto.
Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) diz que, pelas normas brasileiras, como brinquedo, o produto precisa passar obrigatoriamente pela avaliação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para receber o selo do órgão, podendo, assim, ser comercializado.
Para abrir a investigação, o DPDC baseou-se no alerta emitido pelo Inmetro, o qual deve cumprir os requisitos técnicos e também ter selo do Inmetro. Caso contrário, o produto estará irregular no mercado e as empresas que comercializam estarão sujeitas às sanções previstas em lei.

Patrícia C. Poletti Psicóloga – CRP: 06/85002 Atende na Medclin Rua Expedicionarios, 1028, Cosmópolis. Tel: (19) 9 9127-0383

O que é Spinner
O Hand Spinner, mais conhecido como Spinner, é um brinquedo de hélices com três pontos, que serve para socializar, interagir, distrair e divertir, e não para fins terapêuticos. A psicóloga Patrícia C. Poletti tira algumas dúvidas sobre a eficácia do brinquedo.

Concentração
Muitas informações são divulgadas na mídia, mas, não há estudos que comprovem a eficácia deste brinquedo. Pode ser que você ou seu filho sintam-se mais concentrados e menos estressados quando brincam com o Spinner, mas, outros brinquedos e outras atividades provocam estas mesmas sensações.
Para brincar com o Spinner, é preciso que a criança, adolescente ou adulto tenha coordenação motora, atenção, controle, etc. Mas, para brincar com um peão também, um bambolê também, bolinha de gude também, etc. Então, o Spinner pode ajudar a desenvolver habilidades em quem o usa, mas não podemos dizer que ele é terapêutico.

Anti-estresse
O Spinner é um dispositivo que, para rodar, precisa de um movimento coordenado, certa velocidade e estabilidade no movimento, e essas características garantem que observar e praticar com o Spinner ajuda o cérebro a manter-se focado na atividade e combate o estresse e a ansiedade. Mas, encontramos isso em outras atividades também, que tenham estas características; atividades em que os movimentos são coordenados e sempre com o mesmo ritmo, garantem o alívio do estresse e da ansiedade, e o Spinner se encaixa nisso.

Idade certa
É sempre importante observar as indicações que os órgãos fiscalizadores trazem sobre a idade adequada. Tendo em vista a necessidade de certa coordenação motora para fazer o brinquedo girar, podemos pensar que, a partir dos 07 anos, é possível que a criança já consiga brincar com o Spinner.

Pode prejudicar o desenvolvimento
Tudo que é em excesso prejudica o desenvolvimento. Sendo assim, uma criança que só brinca com Spinner está tendo prejuízos no seu desenvolvimento, pois não está explorando outras coisas, outras brincadeiras para desenvolver outras habilidades e capacidades.

Benefícios
Os benefícios do Spinner devem ser como os de qualquer outro brinquedo, que é de promover um momento de distração, brincadeira, interação, socialização e desafio à criança ou jovem.

Desvantagens
A desvantagem está em não trabalhar a capacidade física da criança. É mais uma brincadeira que não envolve o correr, pular etc., tão importante para o desenvolvimento da criança.

Atenção com o brinquedo
Qualquer brinquedo que seu filho usa precisa da atenção dos pais, seja para garantir que está sendo usado da maneira adequada, seja também para se aproximar da criança.