Modelos mais indicados para cada tipo de rosto

Quando a cliente chega na ótica para fazer os óculos, sempre perguntamos se ela tem em mente algum modelo específico. Dependendo da resposta, analisando a receita com os graus, começamos a mostrar os modelos de armações mais adequados para aquele tipo de rosto.
Temos sempre que prestar atenção no modelo de rosto e na receita, pois, se a miopia for muito alta, primeira a

João A. Ribeiro
Técnico em Óptica e
Optometria
Sócio-Gerente da Óptica Prisma

titude é pegar uma armação fechada, de preferência acetato.
O rosto redondo é o mais difícil para escolher óculos que harmonizam perfeitamente, mas, o segredo é evitar as linhas arredondadas, para não acentuar os traços; o ideal é procurar os modelos mais retos, em formatos retangulares e quadrados.
Para o rosto formato coração ou triangular, os mais indicados são os óculos redondos, tipo John Lennon, e pra não errar pode usar também o modelo aviador.
No rosto retangular e quadrado, também é indicado modelo aviador, por ter extremidades arredondadas, suavizando os traços fortes do queixo; também é indicado o modelo gatinha, pois, torna o rosto mais feminino.
No rosto oval, qualquer modelo dá certo, é só prestar atenção no tamanho e nas sobrancelhas, que devem estar sempre livres, descobertas.
Esta é uma regra de orientação, que nem sempre é seguida pelos usuários, pois, às vezes ele vê a mocinha ou o moço da novela com um determinado modelo de óculos e quer um igual, sem se importar com o grau que usa. Acaba ficando uma armação pesada demais, marcando o nariz, além das bordas das lentes ficarem muito grossas.
Aconselhamos sempre pedir ajuda a um consultor óptico. Não adianta sair a comprar na internet, procure sempre ajuda de um consultor capacitado!