A nova lei de trânsito que obriga todos os veículos a trafegarem com os faróis acesos durante o dia nas rodovias brasileiras já pegou muitos esquecidos e desavisados de surpresa. Cada multa custa R$ 85,13 e gera quatro pontos na carteira do motorista infrator.
Para evitar que essa surpresa desagradável chegue pelos Correios, já existem muitos módulos que permitem o acendimento – e desligamento – automático dos faróis. Muitos deles são instalados no veículo, e agora existe um novo sistema que mantém o sistema original do veículo, apenas liberando seu funcionamento automático.
Quem possui conhecimento no novo sistema é o técnico-mecânico e empresário Valdinei Ramos, ou somente “Nei”. Ele explica que o que permite ativar essa opção nos veículos é o chamado módulo de carroceria. “Esse é um modulo que gerencia a carroceria – isto é, lanterna, faróis, seta etc. – possível apenas nos carros que têm o módulo chamado BSI. Se o carro não tem este módulo de fábrica, apenas módulos com instalação externa poderão ativar o funcionamento automático dos faróis”, explica. Por enquanto, só os veículos das marcas francesas Peugeot, Renault e Citroen possuem esse módulo de fábrica. “Isso acontece porque, na Europa, devido ao clima e à luminosidade ser mais baixa do que aqui, sempre foi obrigatória essa lei”, esclarece.
Nei informa que a codificação nada mais é que uma liberação de um sistema que já existe nesse módulo BSI. “O técnico entra com um equipamento e libera essa opção; não será preciso instalar fio, nem nenhuma outra coisa. É simplesmente liberar o automático, continuando a ser uma instalação original”, afirma ele.
O farol é ligado automaticamente a partir do momento em que o motor começa a funcionar. “Então, quando desligar o carro, o farol também vai ser desligado automaticamente. Após codificado, o veículo não dá mais a opção de regular manualmente o farol, no caso de querer desligá-lo para andar somente dentro da cidade, por exemplo”, observa o especialista.
O técnico-mecânico afirma que nossos carros nacionais, até então, não fabricavam modelos com este módulo BSI justamente por ainda não ser obrigatória a lei do farol baixo nas rodovias durante o dia. “É verdade que, também, não houve tempo de as montadoras se prepararem para esta nova lei, porque foi tudo muito rápido. Porém, de fato, ela aumenta a segurança. Acredito que, daqui a algum tempo, o funcionamento automático do farol baixo será item obrigatório de segurança em todos os carros”, acredita ele.
O que pode ocorrer de desvantagem ao carro ao codificar o funcionamento automático do farol, segundo o especialista, será consumo a mais da energia. “Até então, não era obrigatório usar durante o dia o farol; portanto, agora, será exigido mais do alternador. É claro que estamos falando em porcentagens mínimas de consumo, mas, mesmo assim, ele aumenta. E haverá um desgaste maior no alternador, porque ele terá que trabalhar mais”, alerta ele.
O valor aproximado da codificação é de R$ 120, praticamente, o mesmo do módulo instalado externamente nos carros que não têm o módulo BSI, feito por eletricistas. “Se o carro já possuir o módulo BSI, é legal codificar para manter o sistema original do veículo, porque fazer muitas instalações externas pode ocasionar danos, por esses carros modernos serem muito sensíveis”, finaliza Nei.