“Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia NELE e o mais ELE fará”
Sinais de uma crise de espiritualidade em 2 Coríntios 3.2-5 – “Com leite vos criei e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis; porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu, de Apolo; porventura, não sois carnais? Pois quem é Paulo e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?”
Podemos viver uma verdadeira espiritualidade em Filipenses 2.5 – “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”.
Alvos das pessoas que querem viver uma verdadeira espiritualidade em 1 Timóteo 6.11 – “Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão”.
O momento histórico pelo qual o mundo atravessa hoje tem sido marcado por uma situação de crise generalizada. O tempo atual é tempo de crise. Nesse contexto, a vida vai se tornando cada vez mais um grande desafio e o medo, a desconfiança e a incerteza vão tomando conta de muitos.
Diante da dimensão que a crise vai assumindo, atingindo violentamente o ser humano em suas variadas necessidades, muitos são aqueles que se têm entregado ao desespero.
O propósito não se limita a constatar e enfatizar que o tempo atual é de crise; também porque isto pode facilmente ser comprovado na experiência de cada um. Precisamos nos voltar para DEUS e para SUA Santa Palavra, com uma visão de buscarmos o SENHOR, para o enfrentamento da crise, nas suas variadas formas.
Crise: na Espiritualidade, Existencial, Respeito, Sensatez, Moral, Verdade, Justiça, Sócio-Política, Sócio-Econômica, Emprego, Solidariedade, Ambiental, Esperança e tantas outras.
A crise segundo, o senhor Albert Einstein:
“Não podemos querer que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a maior bênção que pode acontecer às pessoas e aos países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, assim como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem os inventos, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise se supera a si mesmo sem ter sido superado.
Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais os problemas que as soluções. A verdadeira crise é a crise da incontinência. O inconveniente das pessoas e dos países é a dificuldade para encontrar as saídas e as soluções. Sem crises não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia.
Sem crises não há méritos. É na crise que aflora o melhor de cada um, porque sem crise todo vento é uma carícia. Falar da crise é promovê-la, e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la”.
Diante de diversos problemas que você pode enfrentar em sua vida, tais como: enfermidade, desaprego, conflitos familiares, mal relacionamento com seus amigos, morte de entes queridos, dívidas…, talvez você esteja sendo atingido pela falta de esperança e imaginando que não há solução.
No entanto, não se deve jamais perder a esperança e confiança no poder libertador, curador e salvador de JESUS CRISTO. Ele é a solução para a crise – “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia NELE e o mais ELE fará” (Salmos 37.5).
Deus abençoe a todos, em nome de JESUS CRISTO.
Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana