Monte uma lancheira saudável para as crianças

Mais disposição, concentração e aprendizado são alguns dos benefícios

O lanche escolar é uma excelente oportunidade para começar desde cedo uma alimentação mais saudável, ajudando a promover a saúde das nossas crianças e, consequentemente, mais disposição, concentração e aprendizado. Porém, muitas vezes, não parece ser muito fácil, tendo em vista que as cantinas escolares estão repletas de “coisinhas” apetitosas, mas, nada saudáveis. A correria dos pais também dificulta o preparo dos lanches, fazendo com que optem por algo mais prático, como industrializados repletos de sódio, açúcar e gorduras, ou deixando que a criança faça a sua própria escolha.
Há quem acredite que um lanchinho pouco saudável não irá repercutir em muitos prejuízos na vida adulta. Hoje em dia, é comum os pais procurarem os consultórios de nutrição em busca de dietas para redução de peso, controle de diabetes e até mesmo hipertensão de suas crianças e, por isso, devemos nos preocupar o quanto antes na prevenção.
A reeducação alimentar não é algo que se consegue da noite para o dia, principalmente, se a criança for acostumada a comer de forma inadequada. A paciência e a disciplina são importantes nesse processo, tanto por parte dos pais quanto das crianças. A boa notícia é que não precisamos complicar muito, pois, simples mudanças promovem grandes avanços. Estou falando do preparo de coisas simples, práticas e voltadas não só para os nutrientes, mas também para o sabor e o prazer de comer!
As crianças ainda estão em fase de desenvolvimento do seu paladar e, para que o trabalho de educação funcione, deve começar dentro da casa. Para os lanches, melhor mandar coisas que eles aceitam comer, senão acontecerá, com certeza, uma troca com os amiguinhos e vão se esquecer das orientações de qualidade!
Mas se você apostar em lanches saudáveis para escola, e, sobretudo, diversificados e gostosos, certamente, verá crescer diante dos seus olhos um ser humano mais resolvido com a questão alimentar!
É importante combinar com seus filhos, dentro das opções que você decidiu, e chegar a um acordo sobre o que será colocado na lancheira. É preciso ser flexível, mas também não liberar tudo.
Alguns números
Antes de entrar nas dicas em si sobre lanches saudáveis para escola, preciso reforçar alguns números para que você entenda a importância de investirmos mais tempo nos cuidados com a alimentação das crianças.
As estatísticas de obesidade infantil no Brasil são assustadoras. A última edição da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), de 2008-2009, mostrou que 33,5% das crianças brasileiras que têm entre cinco e nove anos apresentam excesso de peso.
Além dos problemas relacionados à saúde, muitos destes pequenos provavelmente também sofrem preconceitos e bullying na escola. E isso tudo pode ser gatilho para o desenvolvimento de transtornos alimentares.
Por isso, minha proposta é mudarmos a abordagem: vamos trabalhar na prevenção à obesidade, não no combate! Essa palavra “combate” coloca a criança como a principal culpada pelo problema.
Na verdade, ela é vítima do ambiente que a cerca, por isso, cabe aos pais servirem como espelho: não falando de dietas em casa, tendo uma relação tranquila com a comida, comendo de tudo de forma moderada, sem radicalismos e sem exageros, e levando uma vida mais ativa!
Não existem alimentos proibidos! Mas claro que, preferencialmente, é interessante incentivar o consumo de água no lugar de sucos ou refrigerantes e os alimentos in natura e caseiros ao invés dos ultraprocessados.
Outra coisa legal é motivar os filhos a se envolverem com a rotina da cozinha: que tal convidá-los para preparar lanches saudáveis para escola? Assim, eles se sentirão parte do processo e começarão desde cedo a se familiarizar com os alimentos.
O segredo não é restrição/dieta, mas procurar comer melhor.
Lanches saudáveis para escola:
• Algumas frutas que podem ser picadas e levadas individualmente em potinhos: manga, melão, melancia, morango, kiwi. É fato que se a fruta está pronta para comer e disponível, tem mais aceitação da criança.
• Entre os legumes, experimente mandar cenoura baby; tomatinhos cereja picadinhos com queijo branco; milho verde cozido.
• Pão de queijo: as crianças amam!
• Tapioca: pode ter recheio salgado (queijo com tomate e orégano, patês diversos, requeijão, ovo mexido)
• Bolos caseiros: experimente as receitas mais simples, como a deliciosa de bolo de cenoura! É sim saudável comer bolo no lanche da tarde!
• Iogurte caseiro: pra quem gosta de prepará-los em casa! Você pode mandar na lancheira com um pouco de geleia de frutas, com cereais, granola ou castanhas.
• Torta salgada de legumes, de palmito, de tomate com queijo e orégano, ou frango.
• Wraps com verduras, legumes, frango, ovos, queijo ou atum. Tipo rolinhos de alface ou qualquer outra verdura e como recheio use as opções mencionadas.
• Lanchinhos: uma boa alternativa para variar a manteiga, o requeijão ou os frios, é apostar nos patês caseiros. Aqui vão duas dicas: patê de frango desfiadinho com iogurte e os temperos de sua preferência; ou patê de atum com abacate e manjericão.
Viu só? Com essa listinha acima já dá para variar bastante os lanches saudáveis para escola! E tudo é bem simples e prático, com um sabor que certamente vai agradar a criançada.

Daniela Belinatti Menardo de Oliveira
Nutricionista Funcional Esportiva
CRN- 10334
Clínica D´Marzio
Studio Saulo Santos