Há um ano, ele lançou o projeto “Fake: Encontre o Real”, abordando a temática dos fakes nas redes sociais
Com a impossibilidade de viajar, os estudantes da Unicamp Marcelo Favaretto e Eduardo Corgos desenvolveram uma série de episódios que permite que pessoas de 8 países diferentes se conectem em uma competição virtual. Foram reunidos jovens de diferentes países (entre eles, o Brasil) em um jogo de perguntas e respostas. O jogo começa com uma simples ligação por vídeo, em que duas pessoas, totalmente desconhecidas, de qualquer parte do mundo, se conhecem pela primeira vez.
Após 20 minutos de conversa, a ligação é automaticamente interrompida e a inteligência artificial Karen (apresentadora do programa) conduz uma série de perguntas individualmente a cada um deles. Com base na conversa em que tiveram, cada um deles deve acertar as respostas que o desconhecido deu a perguntas variadas. As perguntas podem ser sobre gostos, características, opiniões pessoais, cultura e família.
A série de 4 episódios traz participantes dos Estados Unidos, Angola, Peru, México, Sérvia, Laos, Canadá e Brasil. Ao final, a dupla que acertar o maior número de perguntas ganha o jogo. O ponto de encontro entre os participantes é a paixão por viajar, impossibilitada com a pandemia mundial do coronavírus. Através das gravações, foi possível se conectar e ter culturais com pessoas de outros pontos do globo. Em 4 episódios, o reality estreou no dia 18 de agosto e o trailer pode ser assistido no link abaixo:
Primeiro projeto foi há um ano:
A ideia de criar um programa de reality show surgiu em 2018 durante o terceiro ano da graduação do curso de Midialogia da Unicamp e, desde então, vem sendo desenvolvida pelo grupo. Além de Marcelo Favaretto, morador de Cosmópolis, responsável pela direção, produção e edição, fizeram parte também as alunas Elisa Lino e Marina Moura.
A proposta de “Fake: Encontre o Real” foi ser um reality show divertido e instigante, voltado para o público jovem e universitário. Trazendo para a vida real a temática dos perfis fakes nas redes sociais, a participante principal do programa é desafiada a sair em encontros com três pretendentes e descobrir qual deles está sendo verdadeiro, já que dois deles são ‘fakes’, mentindo sobre sua identidade.
A missão da participante é identificar os fakes a partir da convivência em atividades a dois, como uma aula de balé, um desafio culinário e uma partida de paintball. Caso ela acerte quem é o real, ganha uma viagem com direito a um acompanhante – prêmio que vai para um dos fakes, caso ele consiga enganá-la e acabe sendo o escolhido.
Com a divulgação do projeto pelas redes sociais em grupos de alunos da Unicamp, a repercussão foi muito grande e centenas de pessoas se inscreveram para participar da seleção de elenco. Além disso, o reality também foi mencionado em jornais e rádios da região. O casting foi realizado na própria Universidade e foram selecionados quatro participantes: a protagonista e os três pretendentes, sendo eles jovens de diferentes perfis, todos moradores da região de Campinas.
Ingridy Silva, estudante de Fonoaudiologia na Unicamp, foi a escolhida para ser a protagonista do episódio piloto. Determinada a ganhar o prêmio final, Ingridy foi desafiada em vários momentos, tendo que prestar atenção a todos os participantes enquanto participava das atividades.
O projeto foi realizado com a colaboração do Instituto de Artes da Unicamp e dos parceiros apoiadores – Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia, Academia Expressão e Arte Ballet e Sport Paintball – que cederam espaço, infraestrutura e pessoal para a gravação dos encontros.