Moradores do Bela Vista III reclamam de infestação de escorpiões

Prefeitura orientou sobre os cuidados com a manipulação desse tipo de animal

Uma infestação de escorpiões vem preocupando moradores do Bairro Bela Vista III. Os animais começaram a aparecer nas casas, com mais intensidade, desde novembro do ano passado.
Segundo a Dona de Casa, Solange Spala, “em novembro, eu peguei dois grandões. Depois, eu venho matando esses pequenininhos”.
Os escorpiões são animais terrestres, de atividade noturna, que se escondem durante o dia em locais com terra, sombreados e úmidos. Eles também podem se esconder em frestas de muros e em troncos de árvores.
Solange acredita que a infestação tenha aumentado logo após a poda de árvores e capinação, que aconteceu na praça em frente a sua casa. “Eles cortaram a grama, mas, deixaram tudo no lugar. Eles podem estar vindo de lá”, disse.
Em relação ao entulho na praça, a Prefeitura de Cosmópolis foi questionada se isso poderia ser o foco do aumento de escorpiões na redondeza. “Sim, infestações de escorpiões são comumente encontradas na área urbana, principalmente, em locais onde há acúmulo de lixo, entulho e com falta de saneamento básico.
Os restos de capina e roçagem desta praça foram recolhidos na tarde de terça-feira (15). Uma equipe da Vigilância Epidemiológica irá visitar o local e suas redondezas nos próximos dias para tentar identificar o lugar de onde vêm os animais”.

Solange Spala, dona de casa que vem sofrendo com a infestação de escorpião

A preocupação da dona de casa é com a mãe, que está em uma cadeira de rodas. Por não ter condições de se defender, ela teme que a mãe seja picada pelos animais. “Minha mãe quebrou o fêmur de um lado e está operada. Do outro (lado), ela trincou”.
E a preocupação é valida. No entanto, no caso de crianças, a Prefeitura informou que “crianças são mais suscetíveis a acidentes graves devido a relação entre o peso do corpo e a potência do veneno”.
Outra informação importante é que “todas as espécies de escorpião são venenosas. Porém, entre as mais de 1000 espécies existentes, apenas uma dezena é perigosa aos seres humanos”, informou a Prefeitura.
Após capturar os animais, a família guarda alguns deles em um vidro, com álcool. Ela também diz que já perdeu a conta de quantos animais já capturou. “Eu até já perdi a conta, porque a gente mata muitos deles e não guarda. Eu não ‘venço’ matar”.
Sobre essa manipulação dos animais, a Prefeitura faz um alerta. “O escorpião não ataca as pessoas, mas ele pode picar como reação se for tocado. Portanto, nunca o manipule. Quando há frequência no surgimento de escorpiões, é importante verificar a parte interna dos calçados, utensílios domésticos, toalhas e roupas – principalmente, as que ficam expostas para lavar.”