Moradores do Bela Vista IV constroem um campo de Malha na ‘Raul Veronezi’

Em prol da vizinhança e da população cosmopolense, no geral, três amigos dedicaram-se à construção de um campo de Malha na Avenida Raul Veronezi, no bairro Bela Vista IV, mais precisamente ao lado da pista de caminhada.
A iniciativa surgiu ao perceberem a inacessibilidade de muitos, principalmente no bairro em questão, a atividades comuns em clubes. Por conta disso, Amarildo Barbieri (49), Juarez José Bertazzo (63) e Gilberto Rodrigues da Silva (50) reuniram-se para construir o espaço.
“Fizemos isso para abrir um espaço a todos que gostam do esporte. Além do campo de Malha, aparamos a grama e decoramos o local com plantas, bancos e um viveiro para passarinhos, mas, ainda precisamos de mais alguns itens; a iluminação é fundamental, principalmente, para aqueles que possuem disponibilidade apenas no período da noite para jogar. Queremos também instalar um bebedouro e um balanço para as crianças, entretanto, para isso, precisamos do auxílio público”, explica Gilberto.
O espaço, de 140 m², onde localiza-se o campo, foi cedido pela Prefeitura Municipal aos moradores do local. “A busca pela doação foi realizada pelo Juarez e pelo Amarildo, onde foi feita a documentação do terreno para passar a ser de nossa responsabilidade; nós cuidamos, limpamos e organizamos”, comenta.
O bairro possui um sistema de monitoramento, realizado pela própria vizinhança. Logo, os moradores dedicam-se com muita veemência à preservação do espaço construído. “O campo é da população, não deve ser estragado. É para benefício de cada um de nós”, alerta Gilberto.
A verba usada na construção foi inteiramente cedida pelos construtores da obra, sendo que, para realização dos planos futuros, os mesmos estão dedicando-se a conseguir ajuda de órgãos públicos. “É o que estamos buscando, já fizemos requerimentos ao poder público. Isso vai ser bom não só para a vizinhança, mas para todos os cosmopolenses”, afirma Gilberto.

O que é Malha?
Por se tratar de um jogo pouco conhecido, o intuito dos construtores do campo é divulgar sua existência. Sua funcionalidade é básica: os jogadores lançam discos de metal em direção a um pino, localizado a alguns metros de distância.
O jogo possui dois adversários, estes que podem ser duplas ou turmas. No local, também foi instalado um placar que consta a pontuação do time local (os Batatá) e de visitantes.
“Vamos montar algumas regras do local para mantê-lo sempre limpo e organizado. Mas, este é só o começo, ainda iremos planejar tudo com calma”, conclui.
O campo possui previsão de inauguração para sexta-feira (2 de novembro).