Moradores estão assustados com o agravante da situação da água

Obras emergenciais realizadas ajudaram, mas não foram suficientes para aumentar o nível de água

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Cosmópolis emitiu uma nota oficial alertando sobre a crise hídrica que se estende na cidade e região decorrente de uma severa estiagem que o sudeste do país atravessa. Na referida nota, a Prefeitura de Cosmópolis declarou ‘situação de emergência’. Veja na íntegra:

“Nota do Departamento de Água de Cosmópolis
Por causa da falta de chuvas e consequente esvaziamento da Represa do Rio Pirapitingui, o Departamento de Água de Cosmópolis (DAE) continua tomando medidas emergenciais para garantir o abastecimento da população.
A situação é dramática. As obras emergenciais realizadas ajudaram, mas não foram suficientes para aumentar o nível da Represa Pirapitingui que abastece a população de Cosmópolis.
Nos últimos 7 (sete) dias, devido a persistência da estiagem, a maior de toda a história da nossa cidade, e consequente diminuição do nível da represa, as bombas da Estação de Tratamento de Água (ETA) perderam a capacidade de retirada de água em 40%.
A Prefeitura Municipal de Cosmópolis declarou Situação de Emergência no município, em razão da redução da quantidade de água disponível para tratamento e abastecimento, no dia 19 de outubro. A Prefeitura solicitou ainda ao DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo) a suspensão de outorgas para uso de captação de água, ao longo do Rio Pirapitingui, que não seja para consumo humano.
Por conta do nível da represa que continua diminuindo a cada dia e a situação piorando, não temos outra alternativa a não ser economizar água.
Use água apenas para o preparo de alimentos e higiene pessoal e mesmo nessas atividades evite o desperdício. O momento requer o esforço de todos. O DAE está fazendo a sua parte, faça a sua também. Ajude a combater o desperdício!
Denuncie! WhatsApp: 19 99558.6767”

A equipe da Gazeta de Cosmópolis entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura com os seguintes questionamentos:
1- A Prefeitura pretende fazer racionamento de água?
2- A Prefeitura está em parceria com a Usina Ester e utilizando equipamentos da respectiva empresa para evitar que a água falte nas torneiras?
3- Estão sendo aplicadas multas para os flagrantes de desperdício de água, como lavagem de calçada, carro, etc.?
4- A Prefeitura tem plano “B” de comprar água de cidades da região ou retirada do rio Jaguari caso falte água?
5- Se não chover, para quanto tempo estima-se a capacidade de água armazenada do volume morto?
6- A Prefeitura tem plano ou meta de fazer desassoreamento agora que a represa está bem seca, minimizando os custos com a obra?
7 – Qual o montante de verba arrecadada somente com o recebimento de conta de água durante um mês (média)?
A equipe também solicitou orientação para evitar desperdício de água. Contudo, até o fechamento desta edição, não houve posicionamento ou resposta.