Tratamento pode ser iniciado a partir dos 5 anos de idade
A mordida cruzada é uma condição em que há um desequilíbrio entre as arcadas dentárias. Tem origem genética, mas também pode ser causada por condições externas, como hábitos, respiração bucal, alergias graves no sistema respiratório, entre outros. Em uma oclusão correta, os dentes superiores sempre devem ficar à frente dos dentes inferiores.
Um exemplo que nos ajuda a entender melhor essa situação é compararmos a nossa mordida com uma caixa de sapato. A tampa da caixa cobre toda a base para poder ter um encaixe entre ambas as partes. E dessa forma funciona a nossa oclusão. A arcada superior tem que ser maior que a inferior para ocluir de maneira correta.
Quando a arcada superior é menor que a inferior, ocorre o cruzamento da mordida. Dessa forma, podemos ter mordida cruzada unilateral, bilateral e também na região anterior (da frente).
Essa condição se inicia, na maioria das vezes, na infância, a partir dos 5 anos. Mas, também pode ocorrer na adolescência, período em que se inicia o surto de crescimento corporal influenciado pelos hormônios sexuais.
O tratamento da mordida cruzada pode ser iniciado a partir dos 5 anos de idade com a aparelhos ortopédicos funcionais fixados no palato (céu da boca). E até os 15 anos temos resultados satisfatórios. A partir dessa idade, o tratamento se torna menos eficiente. Em adultos, o tratamento se torna cirúrgico.
Portanto, é muito importante os pais ficarem atentos a essa situação. Percebeu que a criança está com o queixo torto para algum lado ou para frente, leve a um Ortodontista para uma avaliação.
Dr. Paulo Cézar
Clínico Geral e Especialista em Ortodontia
CROSP 102821
Clínica Dentista para Todos
F. 3812-5060