Motivo da tosse do seu pet pode ser Colapso de Traqueia

Como é desencadeado por fatores genéticos, o colapso aparecerá com o tempo

Se o seu cachorro tosse com frequência e possui dificuldade respiratória, saiba que isso pode significar a presença de uma doença degenerativa que atinge muitos animais, o Colapso de Traqueia. Para falar sobre o assunto, a Gazeta de Cosmópolis entrevista a Médica Veterinária, Natalia Idalgo de Queiroz. Acompanhe:

O que é o colapso de traqueia?
O colapso de traqueia é uma afecção progressiva caracterizada pela redução do diâmetro traqueal do cão, ou seja, devido a uma degeneração das cartilagens, que promovem a sustentação da traqueia, há um estreitamento de seu lúmen.
Para simplificar, vamos imaginar que a traqueia é um canudo e que a “parede” desse canudo vai se enfraquecendo e degenerando e “dobra para dentro”, isto é o colapso de traqueia.

Quais são os sintomas?
Os sintomas são tosse curta, seca e alta, que lembra o grasnar de um ganso. Também podendo apresentar dificuldade respiratória, cianose (mucosas arroxeadas) e intolerância ao exercício.

Quais cães são mais propensos a possuir o quadro?
Normalmente é causado por fatores genéticos e é mais comum em raças miniaturas, entre elas: poodle toy, yorkshire terrier, maltês, shitzu, lhasa-apso, pug, chihuahua e spitz alemão. Costuma se manifestar a partir da meia idade, sendo mais comum em cães idosos.

Como saber se meu cão possui o colapso de traqueia?
O diagnóstico deve ser realizado por um médico veterinário através de anamnese, avaliação clínica e solicitação de exames adequados.

Como tratar?
O tratamento irá depender do grau do colapso, pois se trata de uma doença progressiva e degenerativa que não tem cura, porém, tem tratamento para amenizar os sintomas com uso de medicamentos ou até cirúrgico, com a colocação de um stent intraluminal, dependendo do grau.

Como evitar?
É importante evitar poeira, fumaça, obesidade e o uso de coleiras cervicais que causem pressão no pescoço do cão.
Porém, como é desencadeado por fatores genéticos, o colapso aparecerá com o tempo.

 

Natalia Idalgo de Queiroz
Médica Veterinária
CRMV – SP 23.967