Moto falhando e fumaceando pode indicar filtro de ar danificado

Dentre os inúmeros componentes que fazem parte do funcionamento da moto, um deles é o filtro de ar, que, como o próprio nome já indica, filtra o ar que vem da parte externa para a interna. Esse ar acaba por entrar em contato com o motor e outros sistemas de extrema importância para o bom funcionamento da motocicleta. Por essa razão, sua manutenção constante é essencial.

De acordo com o especialista Vinícius Marsoli, o filtro de ar é como se fosse o pulmão da moto. “Ele filtra todo ar que vai para a queima de combustão junto com o combustível, aí a importância de mantê-lo sempre limpo para garantir o bom funcionamento do motor e para não haver desgaste das peças. Ele é igual ao nosso pulmão, que deve estar limpo para realizar sua função corretamente”, esclarece.

Caso o filtro de ar não esteja limpo o suficiente, ele pode danificar alguns outros componentes essenciais, como o motor, por exemplo. “Se entra sujeira na parte interna da moto, pode ocorrer desgaste na parte do motor, do cilindro etc. Dependendo do caso, a moto pode até mesmo começar a soltar fumaça… não somente a moto, mas qualquer motor a combustão”, acrescenta o profissional.
Para evitar que tais danos ocorram, Vinícius recomenda olhar e limpar o filtro de ar com certa frequência. “O período de manutenção vai depender do uso da moto. Se for uso severo em estradas de terra, por exemplo, com motos esportivas, a manutenção deve ser diária”, aconselha.

Para essas motos que fazem uso severo, de MotoCross ou sítio, usadas na terra, é mais utilizado o filtro de espuma, que é fácil de limpar e trocar. “Esse filtro é vantajoso para que a pessoa não precise ficar sempre trocando o filtro em si, para o custo não ficar alto. Para tanto, lava-se o filtro com querosene, e o lubrifica com óleo; então, toda terra e poeira que vem da parte externa gruda neste óleo, então se pode lavar o filtro mais facilmente. Aliás, existe um óleo específico para passar no filtro”, afirma Vinícius.

Já para as motos de uso urbano, é utilizado o filtro de papel – ele retém a sujeira e então é descartado. “Depende, então, do uso. Se é dentro da cidade, é bom olhar com frequência, mas, não é necessário diariamente.

Filtro de papel é o mais utilizado para motos populares e de uso urbano

Filtro de papel é o mais utilizado para motos populares e de uso urbano

A localização do filtro de ar depende do modelo da moto. “São muitos os locais em que ele pode estar localizado. Os mais comuns, nas motos populares, ficam nas laterais direitas dos veículos”, indica.
Além do acúmulo de sujeira e poeira, outro agente que pode danificar o filtro de ar é a água. “Deixar a moto em chuva muito pesada e lavar a moto com máquinas de alta pressão, o que não é recomendado, danifica mais rapidamente o filtro de ar. Se o filtro for de papel, então, é pior ainda, porque ele pode grudar e ficar como se fosse alguém ‘tampando’ nosso nariz: o ar não consegue nem entrar. No caso do filtro de espuma, a água não prejudica neste nível, mas faz com que ela fique encharcada e não trabalhe tão bem quanto deveria”, adverte o especialista.

Se o filtro de ar estiver danificado ou entupido, como já apontado, pode danificar o motor e uma série de componentes, fazendo até a moto falhar mais. “Podem desgastar válvulas, cilindros… a terra é como se fosse uma lixa quando raspa em outros componentes, os prejudicando também. Inclusive, a sujeira também suja o carburador, fazendo com que a moto fique falhando; afinal, tudo se barra no filtro”, explica o profissional.

De acordo com Vinícius, sempre vai haver algum sintoma de que o filtro está entupido, mas ele vai depender da gravidade da situação. “Às vezes, começa a falhar muito a moto; outras mais graves, a moto passa a fumacear, quando começa a queimar o óleo. Se o problema não for verificado, pode gerar muita dor de cabeça ao proprietário da moto”, afirma.

O profissional aponta que alguns motociclistas nem usam filtro porque preferem ouvir o som da moto sem ele. “Outras pessoas utilizam o filtro esportivo, conhecido como ‘chapéu de bruxa’, que, na verdade, filtra bem pouco, apenas pequenas partículas de poeira. De qualquer forma, acaba entrando sujeira, o que vai danificando o motor”, ressalta.

O período de vida útil de um filtro de ar depende das recomendações do fabricante. “Alguns pedem que ele seja trocado a cada seis mil quilômetros rodados; outros oito, até doze. O custo varia muito também. Para as motos mais populares, um filtro de ar pode custar a partir de R$ 15. Não é um componente muito caro”, observa Vinícius.

Vinícius Marsolli Castelo Motos Fone: (19) 3872-2765

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