Ciclista Eduardo Gabbai conta que esporte te leva para conhecer lugares perto de casa que você nem imaginava...
No mês em que se comemorou o ‘Dia do Ciclista’, conversamos com Eduardo Roberto Gabbai, natural de Cosmópolis e praticante de ciclismo desde 1993. Segundo ele, pedalar é sua paixão. O ciclista já participou de diversas competições, mas, ultimamente, vem se dedicando mais ao cicloturismo, caminhos de peregrinação e, geralmente, em excursões. Ele já teve uma bicicletaria conhecida na cidade, que foi mantida por 4 anos e, hoje, possui uma oficina em casa.
Trilhas em Cosmópolis
“Cosmópolis favorece muito a prática da trilha, do mountain bike em si, seja por pista ou por terra… Cosmópolis está num ponto estratégico. Eu costumo dizer que as cidades se interligam por estradas rurais, o que facilita muito a prática do mountain bike.
Somos vizinhos de Holambra, Limeira, Americana, Artur Nogueira… Sendo assim, é possível pedalar por aqui, ir a outras cidades…
Também tem o caminho da Divina Providência, que passa por Cosmópolis e vai até Aparecida… Então, Cosmópolis favorece muito a prática, tanto para quem quer começar quanto para quem quer explorar outras regiões.
O mountain bike é fantástico… É algo transformador na vida das pessoas. É um esporte que te leva para conhecer lugares perto da sua casa que você nem imaginava… É muito bom, vale a pena. Quem começa a praticar, se apaixona pelo esporte e nunca mais larga. É algo incrível. Sem contar com os benefícios para a saúde física e mental”, esclarece Gabbai.
Para ele, Cosmópolis deveria incentivar mais o uso da bicicleta como transporte no dia a dia, com a implementação de estacionamentos próprios e outras medidas a fim de apoiar mais a causa.
‘Pedal de Boa’
Gabbai, como é conhecido, desenvolve um projeto de ciclismo em parceria com a Prefeitura de Cosmópolis. O projeto, chamado ‘Pedal de Boa’, vem sendo feito de forma voluntária para incentivar iniciantes à prática do ciclismo e do mountain bike. A cada semana, é realizada uma trilha, voltada para todos que quiserem participar. Também são desenvolvidas aulas de aprimoramento e técnicas, além de passeios pela região.
Como participar
Qualquer pessoa pode participar das aulas, desde que já esteja praticando e queira sentir o gosto de realizar uma trilha, ou andar por estradas rurais. Eduardo exige apenas o uso de capacete, farol e sinalizador traseiro.
O ‘Pedal De Boa’ é realizado às quartas-feiras, às 19h, saindo da Praça do Rodrigo. O trajeto, geralmente, tem distância de 20 a 25 km.