Movimento Maio Amarelo propõe conscientização e respeito no trânsito

O Movimento “Maio Amarelo” nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de
mortes e feridos no trânsito em todo o mundo

Com o mote “Nós somos o trânsito” o Movimento Maio Amarelo chega à sua 5ª edição e fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. O tema foi discutido com a Associação Nacional de Detrans (AND) e foi apresentado em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Assim como em 2017, o tema de 2018 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
De acordo com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Para José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO e idealizador do Movimento Maio Amarelo, 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. “Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo”, ressalta.
A proposta da campanha nacional é chamar a atenção sobre a importância da mudança de atitude nos deslocamentos, evidenciar que as mortes causadas por acidentes de trânsito precisam ser freadas e lembrar que cada um é responsável por mudar esse cenário, adotando novos comportamentos.

Ação em Cosmópolis
O Diretor de Trânsito de Cosmópolis, Gerson Jorge da Silva, fala sobre a importância do tema da campanha. “O tema escolhido é a realidade do trânsito na prática – e compõem o trânsito pessoas, veículos e animais, definição conforme art. 1º, § 1º do Código de Trânsito Brasileiro. Em Cosmópolis, iniciamos a educação de trânsito nas escolas e iremos distribuir materiais e promover ações educativas em alguns pontos da cidade, incluindo palestra para condutores”.
Gerson destaca que “a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito recebe poucas chamadas sobre acidentes de trânsito. As colisões sem vítimas geralmente são atendidas pela Polícia Militar. A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito busca melhorar o compartilhamento do sistema viário por meio de sinalização e implantação de projetos educacionais em Cosmópolis. Em contrapartida, espera-se dos usuários que absorvam o conhecimento das leis e regras de trânsito, praticando a condução e os cuidados indispensáveis para a segurança de todos. Obedecer a sinalização viária, esteja ou não presente o Agente fiscalizador na via pública, é o fator primordial para evitar sofrer ou causar acidentes. A obediência às regras é uma questão de responsabilidade, ética e respeito aos demais usuários do sistema viário”, enfatiza.
“A maioria das causas de acidentes é o uso do telefone celular pelo condutor, seja falando ou manuseando, é a infração mais comum. O condutor, muitas vezes, não se preocupa com os riscos ou as penalidades. Por isso, é prioridade para a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito alertá-lo sobre isto”, explica do Diretor de Trânsito.
Gerson comenta sobre o objetivo da campanha de alavancar as ações contra a violência no trânsito. “Entre estas práticas (ações contra a violência no trânsito), destaca-se a denominada ‘Década de Ações para a Segurança no Trânsito’ proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como meta reduzir em 50% o índice de acidentes entre 2011 a 2020. No ano de 2017, o Infosiga (Orgão do Governo do Estado de São Paulo, que analisa acidentes, estatística de acidentes de trânsito, etc.), já possuía uma estatística de que 94% dos acidentes são causados por falha humana.
Desta forma, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito e demais órgãos competentes têm a missão de conscientizar os usuários da via – quer sejam pedestres, ciclistas ou condutores de veículos automotores. O início de nossa gestão, no ano de 2017, foi marcado com o projeto “Conscientizar para praticar o trânsito seguro”, onde é possível converter as infrações de trânsito de natureza leve (3 pontos) ou média (4 pontos) em advertência – conforme art. 267 da lei 9.503, de 23 de setembro de 1997. Para esta ação ser considerada educativa, o condutor infrator terá que assistir uma palestra sobre o tema com duas horas de duração.
Na palestra, os condutores e ouvintes relembram ou aprendem algumas regras de segurança, como comportamento necessário durante a abordagem policial no trânsito; os elementos presentes em um acidente de trânsito, tais como: negligência, imprudência e imperícia; e algumas atualizações e interpretações do Código de Trânsito Brasileiro.
No ano de 2017, 1.100 pessoas, entre infratores e ouvintes, participaram do projeto”, finaliza.

 

Gerson J. Da Silva
Diretor de Trânsito
Secretaria de Segurança Publica e Trânsito
Fone: (19) 3872 – 2363