Mudando Destinos resgata e cuida de animais abandonados da cidade

Os animais maltratados e abandonados nas ruas de Cosmópolis passam a ganhar novos lares e novas vidas através do trabalho voluntário do grupo “Mudando Destinos”, que, além de dar uma nova chance a esses animais, cuida e, só depois de toda a recuperação, os encaminha para adoção.
O “Mudando Destinos” foi criado em 2011 e conta com a ajuda de quatro integrantes, que acolhem em suas casas, atualmente, cerca de 110 animais, entre gatos e cachorros, por não conseguirem abrigá-los em outros lugares. E para cuidar desses animais, as voluntárias passam parte dos dias levando alimentos.
Desde que o grupo surgiu, mais de 300 animais já foram resgatados e, por isso, a aposentada e voluntária, Solange Jordão Motta, afirma que, para conseguir fazer seu trabalho, recebe várias doações da população. “As pessoas deixam doações nas agropecuárias e nas clínicas veterinárias; assim que deixam, já me ligam para retirar”, afirma.

Lola foi socorrida pesando 17 quilos; hoje, pesa 35 quilos

O “Mudando Destinos” recebe, mensalmente, quatro castrações da Prefeitura de Cosmópolis, porém, segundo Solange, não são suficientes. “Até o momento, eu já tenho oito fêmeas para castrar; sempre tento dar preferência aos animais de rua e, principalmente, às fêmeas. Se eu dispuser todo o dinheiro para fazer as castrações, eu não consigo cuidar dos outros animais”, esclarece.
E não é apenas o grupo que recolhe os animais das ruas. O aposentado Eurico, de 65 anos, tem em sua residência 18 cachorros e seis gatos. Ele conta que já chegou a ter mais animais, porém, muitos já foram levados para adoção. “Eu pego os animais por ter amor a eles. Vejo-os nas ruas sendo atropelados, passando fome e sede. Então, eu ajudo, acolhendo”.
Os animais abandonados que são encontrados e que estão com graves problemas, são socorridos e levados para uma clínica veterinária, onde recebem cuidados especiais. “Já tivemos várias situações graves que resgatamos e tivemos que levar correndo para o veterinário. Já perdi a conta de quantas vezes já liguei para os veterinários, já em horário fechado, para nos atender”, afirma Solange.
Um caso que a voluntária se recorda foi da cadela Lola, da raça Pastor Alemão, que foi resgatada pelo grupo há alguns anos. “Fomos resgatá-la na Rua Dr. Rui Barbosa. Quando chegamos lá, não dava para enxergá-la. Ela estava amarrada numa corda e cheia de moscas em volta. Assim que conseguimos levá-la, demos vários banhos e ficamos retirando os bichos que estavam em sua cabeça. Ela perdeu uma orelha e levou vários pontos, mas, hoje, está melhor e é nossa mascote”.
Mesmo com problemas de saúde, o aposentado convive bem e sente sempre prazer em ajudar os animais. “Eu não tenho trabalho, meus animais me dão é muito prazer em cuidar deles; o único problema é minha saúde”, conta.
De acordo com a voluntária do “Mudando Destinos”, apenas as doações não são suficientes. “É gratificante por ajudar os animais, mas, é um desespero também; às vezes, eu sinto falta da Prefeitura. Somos uma cidade pequena, então, poderíamos ter muito m

Solange Jordão Motta
Voluntária do grupo
“Mudando Destinos”
Tel: 99112-5572

ais”.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, a Prefeitura “elabora um projeto de adoção e posse responsável de animais e pretende, também, aumentar o número de castrações oferecidas por mês assim que houver disponibilidade financeira”.

Doação – Aqueles que estiverem dispostos a ajudar o “Mudando Destinos”, podem colaborar doando rações e dinheiro, deixando em qualquer agropecuária ou clínica veterinária de Cosmópolis.
Já para o aposentado Eurico, quem estiver disposto, pode colaborar doando a ração pedida e deixando também nas agropecuárias.
“Uma vez, começaram a trazer vários tipos de marcas de ração e os animais começaram a passar mal. Por isso, eu só peço a ração Havana Dog Premium”.

Adoção – A ‘Mudando Destinos’ promove uma feira de adoção de animais todo fim de semana. Esta semana, será realizada no sábado (20), das 9h às 13h, em frente ao Supermercado Enxuto.
Para os interessados na adoação, é necessária a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência.