Mulher de 71 anos transforma pneus velhos em vasos estilizados para plantas

Maria Aparecida Fernandes, conhecida como ‘Baixinha’, recebe as matérias primas por meio de doações

Geralmente, a arte se expressa das formas mais simples, utilizando matérias primas que, muitas vezes, desprezamos, resultando em belas expressões visuais. No caso da Maria Aparecida Fernandes, a ‘Baixinha’, foram utilizados pneus. A motivação veio após a intensificação da pandemia, quando ela revela ter ficado depressiva por passar tanto tempo em casa, sem nada para fazer. Ao invés de ficar em casa “chorando e dormindo”, nas palavras dela, e tendo a possibilidade de se tornar cadeirante, devido a sua dura dificuldade em andar, ‘Baixinha’ decidiu arrumar uma atividade para ocupar seus pensamentos.
Além de se expressar por meio de simples formas, a arte também se intensifica em situações adversas, o que fez com que ‘Baixinha’ pudesse olhar novamente para frente.
Todos os pneus são doados por um borracheiro próximo à sua casa. Já as plantas, algumas frutíferas, algumas apenas para paisagismo, são cedidas pela Prefeitura Municipal. Ela faz um apelo aos cidadãos para que não joguem nenhum tipo de lixo no local, pois já encontrou escorpiões em meio aos descartes, o que acaba sendo perigoso, considerando que bem próximo dali há uma escola. Além disso, ela precisa constantemente de doações de tintas para a pintura dos pneus: “Se alguém tiver um restinho de tinta, que sobrar da pintura, traga, por favor”, pede. A colaboração de todos influencia para que o local continue bem limpo e arrumado, para o bem de toda a comunidade local.