Na tarde de segunda-feira (5), foi inaugurada, em Cosmópolis, uma nova empresa, que passa a produzir na cidade.
A fábrica da Christeyns, que fica às margens da Rodovia Prof. Zeferino Vaz, SP 332, ao lado da praça de pedágio, tem origem na Bélgica e trabalha com produtos químicos para limpeza, aplicados para diversas áreas industriais.
Estiveram presentes, na cerimônia de inauguração, autoridades do município, representantes da empresa e também autoridades ligadas ao comércio internacional. Além destes, prestigiaram a inauguração da fábrica, representantes do consulado Belga.
Em seu discurso, o Diretor da Christeyns no Brasil, João Batista Tognetti, agradeceu a presença de todos e o empenho dos funcionários para que tudo estivesse pronto para a inauguração da fábrica em Cosmópolis. “A toda a equipe de apoio durante a fase de projeto e execução, parabéns, vocês fizeram acontecer”, disse Tognetti.
Antes da fabricação no Brasil, os produtos da Christeyns começaram a ser comercializados no Brasil através da importação, no ano de 2012.
Depois, os produtos passaram a ser fabricados em um parceiro da empresa. Agora, com a conclusão da planta em Cosmópolis, a linha de produtos será produzida na cidade.
A unidade, que é a primeira da América Latina, atenderá a demanda do comércio nacional.
Em um segundo momento, a produção também será destinada para exportação. Países como Chile, Argentina e também Colômbia, são possíveis mercados consumidores para os produtos fabricados em Cosmópolis.
“No primeiro momento, nós vamos focar no Brasil. Tentar estabelecer e consolidar o mercado interno. Mas, nós já estamos pensando em uma plataforma para o Mercosul. O Mercosul é um objetivo nosso na fase 2”, disse Tognetti.
A Planta em Cosmópolis produzirá, em primeiro momento, produtos detergentes para grandes lavanderias.
Tognetti ressaltou que “a Christeyns sempre foi uma empresa especializada em produtos de lavanderia. Desde lavanderias comerciais, até lavanderias de grande porte, que usam túneis de lavagem. Esses produtos são comercializados no mundo todo, com a mesma fórmula. E, agora, nós estamos trazendo essa fórmula para o Brasil, fabricados localmente. Além do mercado de lavanderia, a Christeyns também opera em outros mercados: mercado institucional, mercado de alimentos e bebidas e mercados de aditivos para concreto. Tudo isso vai ser, no seu devido tempo, foco de nossa atenção. No primeiro momento, a lavanderia é o nosso forte“.
A produção em Cosmópolis será de 100 toneladas por mês.
Tognetti também falou sobre os motivos que levaram à escolha por Cosmópolis para a construção da fábrica. Segundo ele, “aqui é um polo industrial bastante importante. Com fácil acesso ao Rio de Janeiro e também para o interior de São Paulo. Então, do ponto de vista logístico, consideramos aqui um ponto bastante estratégico e bastante bom“.
O Prefeito de Cosmópolis, Eng. José Pivatto, esteve presente na cerimônia de inauguração. Com ele, estavam o vice-prefeito, Silvio Baccarin, e o Secretário de Indústria e Comércio, Vicente Galatti. Representantes do poder legislativo também estiveram presentes.
Para Pivatto, durante discurso, “uma fábrica que é a primeira, não só no Brasil, mas na América Latina, e que veio para ficar. Fincar raízes no nosso país, com um projeto de expansão. Não só com os produtos que, inicialmente, vão ser produzidos aqui para as lavanderias, mas ampliar para outras áreas. E a fábrica está preparada para isso. Não só para produzir para o Brasil, mas também exportar“.
A fábrica já conta com funcionários de Cosmópolis, mas também com profissionais de outras cidades. Segundo a empresa, esse número poderá ser ampliado, à medida que forem ampliadas as atividades da fábrica. “A empresa é de alta tecnologia, emprega somente 14 funcionários, com possibilidade de ampliação deste quadro de colaboradores”, completou Tognetti. Indagado sobre o valor de impostos a serem gerados para os cofres públicos de Cosmópolis, a empresa e a Prefeitura ainda não têm esta estimativa precisa para divulgação.