Músico que escolheu Cosmópolis para viver conta sua trajetória

Nascido em Campinas, o músico Renato Leitão Vianna escolheu Cosmópolis como residência pela facilidade de localização e também para estar perto de seus familiares. Nas próximas linhas, o artista nos conta sobre sua carreira e dá dicas para quem também quer ingressar na vida musical:

GAZETA de COSMÓPOLIS: Quais motivos o levaram a escolher a música como profissão? Há quanto tempo atua na área?
Renato Leitão Vianna: Sempre amei a música! Meus pais ouviam muito em casa. Aos 14 anos, ganhei meu primeiro violão e, de lá pra cá, não parei nunca de tocar.
Profissionalmente, vivo da música há 12 anos.

GAZETA: Quais as dificuldades que enfrentou e ainda enfrenta?
Renato: A primeira que enfrentei foi o preconceito. As pessoas acham que artista é vagabundo, mas, nunca liguei pra isso. Hoje em dia, as dificuldades são como as que qualquer profissional autônomo enfrenta.

GAZETA: Você toca M.P.B. (Música Popular Brasileira). Por que escolheu essa vertente?
Renato: Por vários fatores. O primeiro deles foi pelo violão brasileiro e as harmonias do Tom Jobim, incontestavelmente as mais bem elaboradas do mundo. E também levo a MPB como causa, para os brasileiros valorizarem mais a sua verdadeira música.

GAZETA: Qual sua formação e como começou a carreira?
Renato: Sou formado na EMT e também estudei com professores de Tatuí e da Unicamp. Comecei em Campinas, tocando em bares e eventos da cidade, até o momento em que deixei de trabalhar no mundo corporativo e passei a me dedicar completamente à música.

GAZETA: Você nasceu em Campinas. Por que escolheu Cosmópolis para residir atualmente?
Renato: Para estar mais próximo de minha família. Mas, tenho gostado muito da cidade e da receptividade do povo cosmopolense.

GAZETA: Além de se apresentar na noite, você atua de alguma outra maneira com a música?
Renato: Sim. Eu também dou aulas de violão popular e canto, com aulas individuais e direcionadas para o gosto musical de cada aluno (tenho alunos evangélicos, alunos que gostam de rock, de música sertaneja). Assim, o aprendizado é direcionado para cada um, aproveitando ao máximo suas habilidades.

GAZETA: Onde você se apresenta?
Renato: Além dos bares, me apresento em casamentos, eventos particulares e corporativos em Cosmópolis, Limeira, Piracicaba, Santa Bárbara D´Oeste, Campinas, Paulínia, Americana, Holambra… por toda região.

GAZETA: Quais seus projetos atuais?
Renato: Sigo divulgando a Música Brasileira pelos lugares que me apresento, e também preparo a gravação de meu trabalho autoral para divulgar minhas canções próprias.

GAZETA: Quais dicas você deixa para quem quer ser músico?
Renato: Estude muito! Leve a música a sério. E toque no estilo que ama, sem ligar para modismos passageiros. Ser músico é um presente de Deus, uma missão a ser levada com muita coragem e responsabilidade.
VIVA A MÚSICA!

Para quem tem interesse no trabalho de Renato Leitão Vianna, sua agenda pode ser acompanhada através do facebook: Renato Leitão Vianna.
O músico pode ser contatado pelo telefone 19 99572.5769, pelo e-mail: vianna.renato@hotmail.com.