Na Copa do Mundo, comemore com cuidados protegendo a sua audição

“Se juntarmos o som desses instrumentos com os gritos dos torcedores e o alto volume da televisão durante as partidas de
futebol, o resultado é muito perigoso para os ouvidos”

A Copa do Mundo está aí, com vitórias e comemorações dos jogos enfrentados pelo Brasil. O país inteiro entra no clima da festa e, como sempre, vai ter muito barulho e bagunça. Imagine juntar os gritos da torcida, caixas de som, TVs em volume alto, bombas, rojões, apitos e cornetas! Tome cuidado. O excesso de barulho pode trazer consequências irreversíveis para a audição. O médico Otorrinolaringologista, Carlos Guidi, aconselha a tomar mais cuidado com a audição.
“Se juntarmos o som desses instrumentos com os gritos dos torcedores e o alto volume da televisão durante as partidas de futebol, o resultado é muito perigoso para os ouvidos. O barulho em excesso pode causar zumbido, tontura e até perda auditiva, que, em alguns casos, pode até ser definitiva, dependendo da intensidade e tempo que a pessoa ficou exposta ao som, sendo ele apresentado de forma súbita ou constante. Devemos nos conscientizar a respeito da altura dos sons que ouvimos em relação a TVs, caixas de som, uso de cornetas e fogos de artifício, para que não danifiquem o ouvido interno devido aos altos ruídos emitidos por esses equipamentos”, explica o médico Carlos.

Dr. Carlos Alberto Guidi atende na Interclínicas Cosmópolis

Ele ainda conta que esses descuidos que podemos tomar durante a folia da Copa podem ocasionar grandes consequências para a audição. “Ruídos acima de 85 decibéis são lesivos ao aparelho auditivo (cóclea). Se intensificarmos esses ruídos, pode ocorrer lesão nas células ciliadas internas da cóclea, podendo se tornar irreversível, ocasionando surdez e zumbidos. Às vezes, o que pensamos ser só uma brincadeira, acaba se tornando um grave problema para nossa saúde auditiva.
A perda de audição causada por exposição a ruídos intensos é de causa irreversível, pois, como já foi dito, ocorre uma lesão no interior do órgão auditivo (cóclea) responsável pela audição. Uma vez lesadas, essas células cocleares não se recuperam mais, causando perdas auditivas e os zumbidos.
Carlos finaliza afirmando que há vários outros problemas auditivos que podem ocorrer. “Entre os principais outros perigos para ocorrer uma lesão auditiva, destacam-se: o uso indiscriminado de cornetas, vuvuzelas, apitos, entre outros, em locais fechados ou próximos ao ouvido. Além disso, o uso de fogos de artifício fora de locais abertos, em que o som possa dissipar, pode causar também danos auditivos.
Se você perceber alterações auditivas ou zumbidos frequentes, procure um médico Otorrinolaringologista para fazer um exame auditivo (audiometria)”, finaliza.