Na hora do vestibular, os pais têm uma importante função

O vestibular é um dos maiores desafios dos jovens que querem ingressar no ensino superior. Com esse desafio, surgem as expectativas e as tensões, não apenas para o aluno, mas, também, para os pais que querem ver conquistas nesta etapa na vida de estudante do filho.
Nesse período, é normal que a família se preocupe e tente auxiliar o adolescente, dando apoio às decisões de carreiras e universidades a serem seguidas. Mas, em certos casos, a pressão pode atrapalhar o desempenho do aluno e também o resultado final.
Para a psicopedagoga, Rosana Helena Sass, a família deve oferecer suporte nesses momentos de estresse e ansiedade. “Preparar-se para o vestibular requer compartilhamento, troca, parceria entre todos os envolvidos, principalmente, os pais”.
Os vestibulandos devem se preparar para as provas montando estratégias para terem mais segurança e confiança, como explica Rosana. “Os alunos devem determinar quantas horas de estudo por dia, local onde irão estudar, sendo um espaço só para isso, se organizar, ter disciplina, ter horas de descanso e uma boa alimentação”, esclarece.
É interessante que façam testes vocacionais, conversar com quem já esteja fazendo o curso de

Rosana Helena Sass
Psicopedagoga
Escola Patotinha
Fone: 3872-4828

sejado ou com alguma profissional da área, participar de palestras voltadas à profissão desejada e, na escola, tirar dúvidas sobre os conteúdos. Assim, os pais, por sua vez, devem colaborar para que essas rotinas se deem de maneira tranquila, cuidando, assim, do dia a dia do filho. “Compartilhar pensamentos, opiniões, reflexões, ideias, entre pais e filhos, é fundamental para a segurança e confiança de ambos e fortalece o elo”, explica.
Além da cobrança pela aprovação, alguns pais impõem ao filho qual a escolha do curso, podendo gerar conflitos, porque nem sempre o estudante tem os mesmos desejos que os pais. “A escolha é do filho e não dos pais, ajudar significa apoiar ao invés de impor, confiar ao invés de controlar”.
A psicopedagoga Rosana afirma que os pais devem confiar na educação que foi dada e sempre incentivar, ajudando na auto-estima do estudante, nunca se esquecendo de respeitar o espaço. “Confiar na educação que foi construída com o filho até então, é caminho certo para o sucesso”, finaliza.
O vestibular é um processo concorrido e, por vários fatores, pode não dar certo. Nesse caso, é importante que a família novamente apoie o estudante.