Na reta final, relaxar é a melhor opção para os candidatos

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontecerá nos próximos domingos, 5 e 12 de novembro.
O primeiro dia de prova terá duração de 5h30min, e o aluno deverá fazer uma redação, provas de linguagem, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo domingo, o estudante fará as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, tendo duração de 4 horas.
E para realizar a prova, dedicação é o que não falta para as três alunas do cursinho pré-vestibular CEC.
A estudante Giovana Gonçalves de Arruda conta como se preparou durante todo o ano para o Enem. “Eu trabalho até às 14 horas. Então, estudei durante todas as tardes. À noite, quando tinha aula, ia para o preparatório, mas, quando não tinha, continuava estudando em casa. Durante os sábados e domingos, não tinha folga!”.
Giovana, que ainda não se decidiu em relação ao curso, tem expectativas para conseguir ingressar em uma faculdade. “Toda a preparação foi muito enriquecedora e cansativa. Ainda tenho algumas dúvidas sobre os cursos, mas quero algo dentro da área das ciências biológicas”.
Já para Edina da Silva Almeida, a expectativa é grande. “Este ano, eu estou me sentindo muito mais preparada do que no ano passado, quando prestei o Enem pela primeira vez”.
Além de estudar diariamente, a estudante também assistia a vídeo aulas no Youtube. “Desde o começo do ano, eu estudei todos os dias, comecei por oito horas, depois vim diminuindo para quatro horas e, agora que está mais próximo das provas, estudo duas horas por dia”.

Prof. Ezequiel Augusto Viana dos Santos
Coordenador do cursinho pré – vestibular CEC
Rua Otto Herbst, 1428
Fone: 3872 4135

A estudante Renata Cristina Tosta Silva, que também prestará o exame pela segunda vez, está confiante para o dia. “Estou me esforçando ao máximo e está sendo algo satisfatório. Estou extremamente confiante e sinto que conseguirei chegar aonde eu quero. Batalhei muito pra isso e espero que dê tudo certo”.
O coordenador do cursinho pré-vestibular CEC, Ezequiel Augusto Viana dos Santos, explica que agora é o momento do estudante relaxar. “Ele deve estar tranquilo com o que sabe, quem ele é e quais são os objetivos que busca. Ele deve apenas estar preocupado em escolher roupas leves e confortáveis para vestir e deixar as canetas e os documentos separados”.Ezequiel alerta que o aluno não deve se preocupar com especulações das provas. “Todos os anos, nós temos boatos e especulações sobre redação ou o vazamento das questões, o estudante não deve acreditar nisso. O aluno que se preparou, que estudou, só deve manter a calma”.

Dicas
A psicóloga Maristela Ramos deixa algumas técnicas e dicas que podem ajudar a enfrentar a ansiedade e manter a concentração.
– Se preparar estudando com antecedência é a dica mais óbvia. Se você se preparou, a sua ansiedade será bem menor, pois, estará ciente que está apto para vencer os desafios de cada página.
– Não estude de última hora, deixar para estudar toda a matéria no dia e noite anteriores à data da prova servirá apenas como uma maneira de ficar sem dormir e aumentar o nervosismo. Se por algum motivo não teve tempo de se preparar com antecedência, agora é confiar nos seus conhecimentos estudados em outros momentos.
– Dormir bem é uma necessidade fundamental para o funcionamento do cérebro e para a fixação das informações. Virar a noite estudando um dia antes da prova para que a matéria seja absorvida com mais facilidade é uma ilusão. Relaxe e chegue bem.
– Nada de comidas pesadas antes da prova. Um dia antes, comece optando por alimentos leves e saudáveis. E não vale ficar com fome, isso pode trazer irritação.

Maristela Lopes Ramos
Psicóloga
CRP: 06/136159
R. Santo Rizzo, 643
Cel: (19) 98171-8591

-Pegou a prova nas mãos e bateu aquele medo? Respire fundo enchendo o peito por quatro segundos. Prenda o ar pelo mesmo tempo e solte o ar lentamente, repetindo o processo várias vezes, isso o deixará mais calmo.
– Durante a prova, concentre-se apenas nela, foque o seu cérebro no que está fazendo. Não tenha medo de pular algumas questões que você tem dificuldade e deixá-las por último. Isso é uma forma de administrar melhor o tempo e o nervosismo. A dica maior é fazer primeiro a redação.
– Se pratica algum esporte, seria interessante a prática um dia antes e até no dia da prova, pois, haverá liberação de energia que trará mais disposição e uma diminuição do estresse, nem que sejam 30 minutos de caminhada.
– Aceite as incertezas da vida. Pegue leve consigo mesmo, não se obrigue a ser perfeito. Preocupações em pequenas doses podem até nos encorajar e nos mover a mudanças positivas. Jamais esquecer que sempre haverão outras oportunidades e que é possível tentar novamente.
– Fazer consultas com um psicólogo se estiver ansioso demais ou muito estressado. Muitas vezes, esses momentos para falar e receber uma escuta profissional podem ajudar a manter o controle.
– Chegou a semana da prova, vamos parar de estudar. Agora, é só revisar algumas coisas e descansar. Faça simulados nessa semana, isso irá ajudar a entrar em um “modo de prova” que irá facilitar o seu controle emocional do dia da prova para valer. É importante saber como é a prova e a sua dinâmica, para isso acesse o Simulado ENEM online que é um treinamento completo para o grande dia.

Para fazer a prova
Para fazer a prova, o candidato precisa levar uma caneta esferográfica de material transparente com a tinta na cor preta e um documento original com foto.
Os portões abrem pontualmente às 12h e fecham às 13 horas. As provas têm o início previsto para às 13h30.