Na Semana do Idoso, conheça os trabalhos do Lar dos Idosos Irmã Rosália em Cosmópolis

No dia 1 de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso e, para comemorar esta data, nós, do jornal Gazeta de Cosmópolis, fomos fazer uma visita ao Lar dos Idosos Irmã Rosália para conversarmos com alguns idosos e com o responsável no momento.
O Lar dos Idosos Irmã Rosália está situado na rua Presidente Getúlio Vargas, 678 – Centro, em Cosmópolis. É uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, que tem por finalidade recolher e amparar idosos acima de 60 anos, que encontram-se em situação de vulnerabilidade e exclusão social.
O Lar oferece aos idosos a oportunidade para seu fortalecimento pessoal e social. Atuante desde 1959 e instituído legalmente em 1999 com razão social própria, é a única que presta serviço de proteção social especial no município de Cosmópolis a idosos.
O Lar também conta com uma sala de fisioterapia para oferecer melhores condições físicas aos idosos, uma sala ampla de televisão para entretenimento e não adota dias específicos para visitas, apenas para grupos grandes é necessário o agendamento para não coincidir com a visita de outros grupos.
O Lar dos Idosos não é um lugar ruim, como muitos acreditam; na realidade, esse pensamento de que todas as instituições são iguais ao prestarem seus serviços é um mito, pois, durante nossa visita e uma conversa com alguns idosos, foi possível sentir o quanto são satisfeitos de estarem morando nessa instituição por serem tratados com amor, carinho e dignidade. Também percebemos o quanto são bem cuidados. Resumindo, é um ótimo lugar para assegurar o bem-estar do idoso e sempre estão trabalhando para buscar melhorias à instituição e melhor comodidade e bem-estar aos idosos.
Conversamos com a Ieda Maria, funcionária do Lar dos Idosos (Auxiliar Administrativa), que nos relatou que a instituição faz o melhor possível para manter uma excelente qualidade de vida aos idosos que lá convivem e que com todo carinho os chamam de “crianças”, devido aos comportamentos infantis que apresentam… (risos). Relatou também que, hoje, o Lar é mantido através de uma verba municipal, estadual e federal e que são realizados vários eventos no decorrer do ano e campanhas para poder suprir todas essas necessidades da casa, pois, os gastos são grandes.
A instituição realiza campanhas através das redes sociais e todos são muito gratos pela ajuda da população e também busca parcerias com empresas que queiram abraçar essa causa para ajudar nas dificuldades da casa e ainda busca novos sócios contribuintes.
O telefone para contato é (19) 3872-2525.

Baile em comemoração
ao Dia do Idoso
“No dia 4/10 (sexta feira), às 14h00, o Lar dos Idosos estará realizando um baile em comemoração ao Dia do Idoso. Venham participar conosco para ajudar a alegrar nossos idosos.
Cada participante poderá nos ajudar com um prato de doce ou salgado e um refrigerante. Sua presença será muito importante para o sucesso desses momentos únicos com nossos idosos. Ficaremos gratos e muito felizes com a sua participação”.

Como funciona
Um morador precisa ter acima de 60 anos de idade, estar lúcido e andando para poder se mudar para o Lar. “Não pode ser dependente, visto que somos uma instituição asilar e não clínica. Alzheimer e doenças degenerativas exigem cuidados clínicos exclusivos. Prezamos primordialmente o ‘querer’. Não ficamos com ninguém contra a vontade e esta é nossa prioridade”.