Natal com “graça”… Ou natal sem “graça”?!

Estamos próximos do dia de natal, cidade toda adornada para as tradicionais festividades natalinas! Bonita? Sim, e muito: uma euforia de luzes pisca-pisca nas ruas, nos edifícios, nas residências; grandes árvores de natal, numa competição de brilho e beleza nos “shoppings” e praças de Cosmópolis, músicas belíssimas, sem contar com o forte apelo comercial para a venda dos artigos próprios desta época do ano e dos presentes. Será isto o verdadeiro sentido do natal???
Paulo, neste versículo, destaca a manifestação da graça de Deus em salvar o homem perdido. Graça que é manifesta para com o primeiro casal Adão e Eva, estende-se por toda história da humanidade, e até a consumação dos séculos! Como é precioso saber que Deus, por Sua graça, enviou Seu Filho Jesus Cristo, com o propósito de agraciar todo aquele que nEle crê e O reconhece como o Salvador do mundo. Jesus é o nosso natal!!! É pautado nesta certeza que desejamos que o verdadeiro natal seja cheio da GRAÇA de Deus, e não um natal SEM GRAÇA! Natal é:
Nascimento – O natal só tem sentido quando Jesus Cristo nasce em seu coração.“Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que creem no Seu nome” (João 1:12).
Adoração – Os magos e os pastores se prostraram e adoraram Jesus, reconhecendo-O como único Deus. “Entrando na casa, viram o Menino com Maria, Sua mãe. Prostrando-se, O adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-Lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra” (Mateus 2:11).
Testemunho – Natal é oportunidade para dar testemunho sobre quem é Jesus Cristo, e do por que Ele nasceu neste mundo. “Porquanto Deus enviou Seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele” Jo. 3:17
Amor – O natal é a manifestação do amor de Deus, que enviou Seu Filho ao mundo para salvar o pecador da condenação eterna. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16.).
Luz – Jesus Cristo é a verdadeira Luz para todos aqueles que se encontram nas trevas do pecado. “De novo falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem Me segue não andará nas trevas, pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8:12).
O que é de suma importância para nós é sabermos que fazemos parte dessa história. Jesus veio ao mundo por amor a nós. O Natal é expressão de amor. O Natal é Deus se fazendo homem, é o Deus Excelso descendo à terra, é o Rei Se fazendo servo, é o Criador do universo esvaziando-Se da Sua glória para que nós pudéssemos ser reconciliados com Ele. Sim, fazemos parte dessa história, pois pela fé nosso coração tornou-se a manjedoura onde o Filho de Deus nasceu para reinar!
Desejamos aos queridos um Natal abençoado, e que Jesus Cristo seja o Centro de tudo na celebração natalina, e também desejamos que o ano vindouro seja repleto de oportunidades para conhecer mais e mais o Senhor e provar da Sua GRAÇA a cada novo dia!
Que todos nós procuremos viver em obediência a Deus no dia-a-dia, nas pequenas coisas e nos gestos de amor que devem compor a maioria dos nossos dias e do nosso tempo. Uma vida que encontre nos caminhos de Jesus o Seu modelo de viver!

 

Pr. Devair Sampaio
Igreja Evangélica Ação Bíblica