Natal é tempo de esperança

Natal Marsari
Psicólogo

Não é incomum ver ou ouvir alguém se queixando do Natal, dizendo que não vê graça no Natal, que não gosta da falsidade que toma conta de muitas pessoas, etc.
O Natal é realmente uma data especial. Mexe com todo mundo, de um jeito ou de outro. Alguns se alegram, outros se entristecem, e há também os indiferentes, que preferem ignorar tudo.
Tanto para os que gostam quanto para os que não gostam, a verdade é uma só, não há como negar que é uma data que nos faz ver ou pensar nas coisas, na vida, em nós mesmos.
Essa é a parte mais importante do Natal: ele sempre mexe com a gente. Nos faz parar, refletir, olhar em volta. Mas é claro que assim como há dois mil anos, hoje também há os que não querem que o Menino Deus nasça em nossos corações. O Menino Salvador e Redentor desse mundo torto corre os mesmos perigos que correu há dois mil anos quando foi decretada a morte dos inocentes.
A quem não interessa que Jesus nasça? Que ser diabólico teme e treme diante de uma criança?
Ao sentir o coração se perturbar com esta data, pare para refletir sobre o que isto significa. Não pense no Natal como uma data chata ou mesmo festiva. Pense no Natal em seu único e real significado. O Natal não é para te alegrar ou chatear. O Natal existe em prol de tua salvação. E não seria isto motivo de grande alegria?
Você que se sente cansado, aborrecido, chateado, amargurado, abusado da vida, que não consegue ver ou sentir alegria e graça em nada, o Natal é para você. Há os que se distrairão ao máximo, beberão, comerão, darão presentes etc. Há os que celebrarão de outros modos, não importa. O que importa é se você acolhe ou não o Menino Deus em seu coração. No céu, ninguém está preocupado se vai ter festa ou não em tua casa. Ninguém lá está querendo saber das comidas ou bebidas das quais você dispõe para entreter convidados. Não. Lá no céu a questão é outra. Lá a única coisa que importa é que o Menino seja acolhido por nós, principalmente, se estivermos carentes de amor em nossas vidas. Amor verdadeiro. Amor puro. Amor que salva, que eleva, que encanta, que traz graça, paz e sentido à existência.
O Natal em si é um presente de Deus para a humanidade. Não o desperdice.