Natal: história do presépio e seu significado para a sociedade atual

Com a proximidade da comemoração do Natal, 25 de dezembro, o colaborador José Pedroso da Silva, escreveu um texto contando a história do presépio, do significado e como ele é visto nos dias atuais pela sociedade. Confira o texto abaixo:

Presépio, palavra grega que significa curral, estrebaria. Se Deus quisesse, poderia colocar Seu Filho Jesus diretamente nos corações das pessoas porque, na verdade, quem precisa de salvação é a humanidade. Foi em Belém, na periferia, nesse lugar, nesse ambiente mal cheiroso, que Deus escolheu para o nascimento do Seu Filho Jesus, que nasceu no meio dos homens para salvar a humanidade e morreu para absorver todos os pecados. Pois é, foi nesse lugar, no dia 25 de Dezembro, numa noite fria, no meio dos animais, o Menino Jesus, envolto com uma manta sob os olhares de Maria, José, dos pastores das ovelhas e dos Reis Magos (Gaspar, Baltazar e Belchior), que orientados por uma estrela localizaram onde estava o Menino Deus, o Salvador do mundo.
Hoje, os Presépios montados nas casas, alguns simples, apenas com as imagens da Sagrada Família (José, Maria e Jesus), outros, bem mais sofisticados, com luminárias, músicas sonoras, que, além das imagens, aparece também a figura do Papai Noel como personagem principal, já com os pedidos dos presentes da família e convidados.
Hoje, muitas pessoas montam seus presépios no sentido de competição, disputa, com a finalidade de mostrar à sociedade consumista “quem pode mais chora menos”. Não sabem se quer o significado do Presépio, não sabem o que é Advento e por que a Igreja inicia o mês de Dezembro com a chegada do Advento (vinda, chegada) representada por quatro velas com as cores: Vela Vermelha, com a luz nascente, nos convida a conclamar, refletir, aprofundar a proximidade do Natal, onde Cristo, Salvador do Mundo, brilhará para a humanidade; Vela Roxa – significa nossas atitudes e vigilância, lembra o perdão de Deus para Adão e Eva. Vela Verde significa Esperança para um mundo melhor, para as famílias, empregos, saúde e educação para todos, sem racismo, sem discriminação para com os idosos, igualdade para todos, aliás, amar o próximo como a nós mesmos é o Segundo Mandamento da Lei de Deus. Vela Branca – Significa Paz, sem guerras, sem violência, sem estupros, sem ódios e rancores.
Essas quatro velas simbolizam a chegada e a preparação para comemorar o nascimento do Menino Jesus (Natal). Infelizmente, muitas pessoas, no mundo de hoje, vivem no mundo consumista, alimentadas pelo comércio desenfreado, que empurra goela abaixo, sem piedade, para o povo, formando filas e mais filas, que vão comprando, se endividando pelos cartões (débito e crédito), dinheiro de plástico do mundo atual, não se preocupando sequer com os juros astronômicos de 490% ao ano, que os banqueiros cada vez mais ricos nos impõem.
Eu gostaria de me transformar num mosquito e entrar nas casas dos políticos de Brasília, responsáveis pelas falências da Saúde, Educação e da Segurança no Brasil, para ver como eles se comportam diante dos sofisticados presépios montados em suas casas, com lareiras, e luxuosos serviços de bar, regados com muito whisky, champanhe, frutas importadas. Será que não há nenhum tipo de sentimento na frente do presépio com as imagens da Sagrada Família? Será que a conivência, corrupção astronômica, cuja impunidade é acobertada, apadrinhadas pelas autoridades?
Será que não pensam sequer nas famílias desempregadas, que são obrigadas a recorrer aos grandes lixões em busca de alimentos para suas sobrevivências? Será que não pensam nos indigentes moradores de rua abandonados, dormindo, muitas vezes, usando jornais como cobertor. Enquanto isso, as madames discutem as vestimentas que serão usadas na ceia de natal? Será que eles são tão frios que se preocupam apenas no querer mais e mais, aumentando seu vasto patrimônio e seu império familiar? Hipócritas!
Se parassem para pensar, que nasceram pelados e vão morrer pelados, apenas com uma diferença: eles nasceram e morreram; não viveram. Não compartilharam com o próximo e tão pouco souberam o significado do Presépio. Deus, cansado do egoísmo dessas pessoas, consultou Seus conselheiros e pediu

José Pedroso da Silva, aposentado, colaborador da Gazeta de Cosmópolis

opinião como educá-las. Uns conselheiros recomendaram que Deus Se escondesse delas. Deus consultou, também, o Anjo mais inteligente e perguntou-lhe como educá-las.
O Anjo não se intimidou em dizer: ”se queres se esconder dessas pessoas, esconda-se nos corações delas. Lá é o único lugar onde elas nunca vão, porque, cheias de vaidades do mundo, não abrem o coração, não têm lugar para as coisas do alto, não encontram consigo mesmas e nem com o Senhor.”

Ao contrário, o restante dos brasileiros que montam cuidadosamente seus Presépios e, com muito carinho, os colocam nos lugares mais destacados da sala para que todos que o visitarem sima cruz (morte mais humilhante da época) para nos salvar. Esses brasileiros nasceram, viveram, compartilharam, foram solidários com os indigentes, moradores de ruas e sempre ajudaram o próximo.
Que neste Natal, todos os cosmopolenses vivam o Advento com esperança, muita paz nos corações, com atitudes, vigilância e que suas casas e seus entes queridos sejam iluminados com a presença do Menino Jesus em seus corações. É o desejo deste modesto colaborador!
Por José Pedroso da Silva