Natal – Jesus nasceu para todos

“O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo” (Lucas 2:10)

O nascimento de Jesus, o Messias Salvador, deveria ser celebrado com toda a alegria por todas as comunidades cristãs ao redor do mundo, e engrandecer ao Senhor Jesus e dar glória ao nome de Deus.
Infelizmente, o Natal, nesses dias do século XXI, está completamente embrulhado e desfigurado do seu verdadeiro significado.
É verdade que muito, praticamente tudo o que se relaciona à essa festa que chamamos de “Natal”, nos dias de hoje, não tem absolutamente nada com as boas novas anunciadas pelos anjos aos pastores, como um Natal para TODO O POVO.
A tradição natalina do século XXI, em sua maior parte, não passa de verdadeira abominação diante dos olhos do Deus Todo Poderoso.
Em 1647, o Parlamento Inglês, controlado pelos puritanos, aboliu as celebrações natalinas em toda Inglaterra e tal proibição durou durante todo o período que Oliver Cromwell governou o país. Mas isso não faz deles melhores cristãos do que outros cristãos que na mesma época e com a atitude correta celebravam o nascimento de Jesus.
Como celebrado nos dias de hoje, a festa chamada “NATAL” – mesmo nome, mas motivações bem diferentes – está muito degenerada. Tal degeneração pode ser observada nos seguintes itens:
Materialismo: Você é o que você tem ou possui.
Bens materiais se tornam a fonte mais importante de satisfação nesta vida.
Além disso, podemos notar excessivos sinais de: avareza, glutonaria, cobiça e inveja.
Existem tradições cristãs muito antigas que fazem referência a este personagem moderno que chamamos de “Papai Noel”.
A mais antiga tradição cristã está atrelada a Nicolau que foi Bispo da cidade de Mira na região onde fica a Turquia Moderna.
Tendo herdado considerável fortuna de seus pais, este bispo costumava, no final de cada ano, presentear as crianças mais desfavorecidas de sua diocese com presentes.
Um Verdadeiro Natal para Todo o Povo.
A frase proclamada pelos anjos e registrada em Lucas 2:10 não deve ser entendida literalmente. O nascimento de Jesus realmente não tinha nada a ver para:
• Herodes e sua corte que ficaram realmente perturbados ao ouvir a notícia do nascimento de Jesus e o próprio Herodes tomou providências, mais adiante, para garantir o extermínio do Messias – ver Mateus 2:1—18.
• A maioria dos judeus para os quais Ele realmente tinha vindo, mas que preferiram rejeitá-Lo – ver João 1:11.
• Os sacerdotes, para os escribas e os fariseus que ao vê-Lo, reconheceram que Jesus era o herdeiro prometido do trono de Davi e o Filho de Deus e tomaram a decisão de matá-Lo para ficar com o reino para eles mesmos – ver Lucas 20:9—19.
Mas a vinda de Jesus, tem tudo a ver:
• Para aqueles que esperavam por Jesus, como era o caso de Simeão e Ana – ver Lucas 2:25—40.
• Para todos aqueles pecadores sensíveis que de fato podem e devem se regozijar no Seu nascimento, por causa da salvação que Jesus traz consigo – ver Atos 4:12.
• Para todos aqueles, quer judeus quer gentios, aos quais o Senhor nosso Deus chamar – ver Isaías 9:3 e note os termos: alegria, alegram-se, alegram e exultam referentes à vinda do Messias.
• Com todos os que entendem os benefícios que Deus derramou sobre nossas vidas com o advento de Seu Filho para nos perdoar, libertar e salvar. Quando entendemos de fato esses benefícios, o “natal” mundano perde todo seu brilho, independentes dos milhões de lampadinhas que possam estar sendo utilizadas.
Uma feliz e gloriosa celebração do Natal de Jesus. O que importa é a gratidão que deve existir em nossos corações e o louvor que deve brotar dos nossos lábios – ver João 4:23—24; Hebreus 13:15.

Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana