Natal, luz para o mundo!

O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz. Isaías 9:2

Você já parou para pensar como seria a vida no mundo sem a luz? Seria um verdadeiro caos se vivêssemos na escuridão. A maior evidência da chegada do Natal é o surgimento das luzes. Nas casas, no comércio, nas ruas e até nas igrejas as luzes coloridas e piscantes são os primeiros indícios da época do Natal. O mundo todo fica mais iluminado no Natal, dizem que no Brasil o evento natalino mais belo é promovido pela cidade gaúcha de Gramado e se destaca justamente pela magia das luzes.
No mundo, Nova Iorque é a cidade mais iluminada nessa época. Coincidência ou não, todas essas luzes não são apenas decorativas, mas simbólicas! Lamentavelmente, nos dias de hoje, mesmo na cultura cristã, a verdadeira origem da festa do Natal está cada vez mais esquecida!
O Natal é um feriado maravilhoso, época propícia para se trocar presentes, para passear com a família, para receber amigos, visitar parentes, fazer doações, para falar de paz! Mas como cristão fico triste em perceber como a importância desse dia está ficando cada vez mais apagada na mente das pessoas a cada ano.
O significado da luz que brilhou profetizado por Isaias 700 anos antes de Jesus nascer é que a esperança do mundo não está nele mesmo, mas veio de fora dele. Jesus é essa Luz, Ele abdicar de Sua glória e nascer na raça humana foi o maior presente. O Filho de Deus nasceu entre os humildes para Se identificar com os que andavam aflitos e desamparados.
Jesus é a que veio para nos iluminar porque somos espiritualmente cegos e incapazes de encontrar o caminho. Ainda que as luzes e as músicas natalinas dos shoppings, supermercados e lojas tenham apenas fins comerciais, essa época do ano nos oferece a oportunidade de despertar o coração para a verdadeira mensagem do Natal.
O Natal abriga muitas verdades espirituais, entre elas, que o mundo é um lugar escuro cheio de sofrimento e maldades que precisa ser iluminado. Isaias disse: O povo que andava em trevas viu uma grande luz. João também nos lembra: “Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens. Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio Dele, mas o mundo não O reconheceu. João 1:9-10.
Até hoje, muitos não reconhecem Jesus com a Luz do mundo. Por isso, a profecia continua ecoando: “Porque um Menino nos nasceu, um Filho nos foi dado, e o governo está sobre os Seus ombros. E Ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz”. Isaías 9:6.
Abra seu coração e receba o Salvador, Jesus, a Luz do mundo, o Verdadeiro Presente do Natal que nos foi dado pelo Pai!
Agradeço os leitores dessa coluna e desejo a todos, bem como suas famílias um Natal de Luz com Jesus no coração. Boas festas e Feliz Ano Novo.

Pr. Edwil V. Borçatto – Igreja Cristã da Trindade – Rua Campinas, 749 Cosmópolis