Neste sábado, 12, acontece mais um ato de fé para N. Sra. Aparecida

No dia 12 de outubro, celebra-se, em todo o país, o Dia da Padroeira Nossa Senhora Aparecida, data em que toda a comunidade católica se reúne em um ato de fé como gratidão e devoção. Ailton Cunha Claro é fiel da Paróquia Nossa Senhora Aparecida no município e um dos organizadores da carreata/passeata. Ele esclarece detalhes para o movimento deste ano:

Gazeta de Cosmópolis: Como estão os preparativos para o dia 12, em comemoração a N. Sra. Aparecida neste ano?
“A programação é intensa… Já iniciamos a programação há cerca de dois meses, quando demos início à novena da Padroeira. Durante esta semana, teremos o Tríduo e, no sábado, as atividades iniciam-se às 6 horas da manhã. Além de toda essa parte religiosa, temos também a parte social, com quermesse, almoço, etc.
Há vários meses, estamos trabalhando nesta programação, cuidando de todos os detalhes para que possamos bem celebrar o dia da Nossa Padroeira”.
Gazeta de Cosmópolis: Quantas pessoas a igreja aguarda?
“A expectativa é que teremos muitas pessoas participando o dia todo, sendo que as atividades iniciam-se logo pela manhã. Para a carreata, acreditamos que haverá a participação de mais de 300 pessoas caminhando e mais de 150 veículos. Já para a missa no Ginásio, esperamos cerca de 5 mil pessoas”.
Gazeta de Cosmópolis: Como a imagem da padroeira será carregada neste ano?
“A imagem de Nossa Senhora será colocada em um andor, devidamente coberto de flores, e transportada em um carro aberto, tipo pick-up”.
Gazeta de Cosmópolis: Qual será o percurso? Ponto de partida e ponto de chegada, passando por quais paróquias.
“O percurso será o mesmo do ano passado. Saíremos da Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, pontualmente às 15h. Passaremos em frente das Paróquias Santa Gertrudes, Sagrado Coração de Jesus e São Benedito. Chegada prevista ao Ginásio de Esportes às 17h45. Às 18h, no Ginásio, inicia-se a Santa Missa com a Coroação de Nossa Senhora. Percurso total de 15 km”.
Gazeta de Cosmópolis: Como os fieis podem prosseguir? (Caminhada, carreata…)
“Os fiéis podem ir de carro (carreata) ou caminhando.
Estamos nos organizando para que as pessoas que estiverem caminhando tenham total segurança e apoio em caso de emergência. Teremos uma ambulância e médicos à nossa disposição, acompanhando o trajeto e mais alguns veículos de apoio, além de vários voluntários que caminham com esse cuidado”.
Gazeta de Cosmópolis: No ponto de chegada, o que aguarda os fieis?
“Chegando ao Ginásio, além de uma bela recepção à Nossa Padroeira, teremos a Santa Missa, que está muito bem preparada, e a Coroação de Nossa Senhora”.
Gazeta de Cosmópolis: Há recomendações para quem vai realizar a caminhada?
“Recomendamos que usem calçados e roupas adequadas e confortáveis. Façam uma boa alimentação e levem água para consumo durante o trajeto. Teremos pontos de água que foram gentilmente cedidos por pessoas que querem ajudar e, de certa forma, participar deste momento. Pedimos aos que irão participar da carreata, que o façam com muito respeito, muito carinho e, acima de tudo, com muita fé. É um momento oportuno para agradecimento e para reflexão”.
Gazeta de Cosmópolis: Quer acrescentar informações adicionais?
“Por medida de segurança, a organização prepara uma divisão, onde escalamos quem irá à frente e quem irá atrás, proporcionando, assim, maior segurança a quem estiver caminhando. Pedimos a quem estiver participando, principalmente, com carros e motos, que tomem bastante cuidado com os que estiverem caminhando, respeitando os lugares demarcados”.