Em um cenário globalizado e conectado, redes sociais como Instagram, LinkedIn e Facebook são ferramentas importantes para inserção no mercado de trabalho
Network: palavra essa que faz todo o diferencial em nossas vidas atualmente. Vinda do inglês que significa Net (rede) work (trabalho), essa palavrinha tem ajudado muita gente a se recolocar no mercado de trabalho.
Nossa rede de relacionamentos, seja pessoal, ou profissional, pode ser o grande diferencial para você sair na frente.
E com as redes sociais, se tornou mais fácil ainda, devido a um alcance a nível mundial, facilitando, assim, uma nova recolocação, seja em qual local você desejar e tiver disponibilidade.
Redes sociais como Instagram, Linkedin e facebook, têm ajudado milhões de pessoas a conseguir uma nova recolocação.
Mas não é porque você tem essas redes sociais que está garantido de conseguir uma recolocação. Saber interagir com seus contatos virtuais não é uma tarefa tão fácil como se imagina. Muitos acham que seguir ou adicionar todos aleatoriamente faz toda a diferença. Aí que esta o erro que muitos cometem. Muitos itens devem ser avaliados quando temos uma rede social e conseguir extrair dela o potencial que cada uma delas oferece, pode gerar um ótimo retorno naquilo que você tem de objetivo.
O que devemos então prestar atenção para manter uma rede social interessante:
– Conhecer o seu público e seu objetivo;
– Escolher as redes sociais mais relevantes para você ou para seu negócio;
– Criar conteúdos de qualidade e de interesse geral;
– Ser consistente;
– Saber interagir quando você se posiciona frente a um determinado assunto;
– Explorar as possibilidades de cada rede;
– Saber usar cada canal de comunicação;
– Realizar postagens de forma planejada, não fazer excessos de postagens para não sobrecarregar sua rede e criar poluição visual, e não tão pouca que você não consiga ser notado;
– Entender o seu público e qual tipo de postagem às pessoas gostam e curtem;
– Criar enquetes de interesse geral sempre geram bons resultados para você;
Exposição: As redes sociais não podem e não devem ser utilizadas como um diário da vida real. Nem tudo o que você está sentindo, passando, ou fazendo, deve ser exposto a todos. Lembre-se que nem todos aqueles que estão nas suas redes sociais são somente “amigos“. Parece que muitos se esquecem disso e acabam expondo intimidades e cotidianos do seu dia a dia. Nem tudo que é vivido deve ser compartilhado,
Porém, as redes sociais são muito benéficas em relação ao mundo corporativo. A amplitude e a visualização de diferentes situações podem contribuir para você ter uma nova visão das coisas. No ritmo frenético de novidades e novas tecnologias, estar ligado às redes sociais vai fazer um grande ‘UP’ em conhecimento na sua vida.
Não se esqueça que as suas colocações, a exposição do que você pensa e escreve, sua opinião sobre determinado assunto ou questão vão dar muita abertura para os recrutadores e selecionadores de pessoas saberem quem é você. E pode ter certeza de que muitos selecionadores olham, sim, suas redes sociais, para assim terem uma visão mais ampla de quem é você.
Traços de agressividade, companheirismo, bom relacionamento pessoal e interpessoal podem ser facilmente identificados pelo seu perfil de redes sociais. Isso pode fazer toda a diferença para as empresas. E para as empresas é um agente facilitador olhar sua rede social, economizando, assim, tempo, em chamá-lo para entrevista ou estender o processo de seleção, que hoje geralmente são de 3 a 5 entrevistas antes da finalização do processo de admissão.
Use suas redes sociais, exerça seu networking de maneira efetiva e com postagens criativas e não ofensivas, assim suas chances de encontrar bons relacionamentos pessoais ou corporativos crescem dia a dia. Mantenha sempre bons contatos.