“Ninguém pode servir a dois senhores”

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. Lc 16,13

Olá, queridos amigos e leitores, nossa reflexão de hoje, como sempre, iluminada nas palavras do Mestre, nos leva para uma realidade que mexe muito com cada um de nós. O dinheiro e os bens materiais – é só falar em dinheiro que a paz acaba numa roda de amigos; é só falar em bens materiais que membros da mesma família viram grandes inimigos.
Talvez você tenha passado por uma experiência como essa, tenha vivido, sofrido com isso, ou até mesmo feito os outros sofrerem, e isso acontece quando colocamos uma preocupação excessiva nos bens materiais e no dinheiro, quando colocamos isso acima de tudo.
Como o próprio Jesus nos disse, não podemos servir a Deus e ao dinheiro, devemos fazer uma escolha. Se somos cristãos, entendemos, então, que estamos a serviço de Deus e, como tal, seguimos os ensinamentos de Seu Filho. Isso não quer dizer que vamos viver sem dinheiro, ou que vamos abrir mão do nosso salário ou do nosso bem-estar, é lógico que não querer nosso bem-estar e o das pessoas que amamos não tem nada de errado, receber um salário justo pelo serviço realizado é mais do que certo, porém, não devemos endeusar o dinheiro.
Um bom cristão jamais coloca os bens materiais acima dos bens espirituais porque um bom cristão sabe que o verdadeiro tesouro não se encontra aqui na terra.
A ambição, o egoísmo, a avareza, o consumismo desenfreado não devem fazer parte da vida de quem se diz seguidor de Cristo. Ao final das contas, os princípios do Reino são a partilha, a solidariedade, a fraternidade, o bem comum e, acima de tudo, o amor.
Fiquemos atentos para não nos autojustificarmos achando que não estamos endeusando o dinheiro e os bens materiais. Pensemos com sinceridade e humildade. Como eu costumo dizer: coloquemos a mão no coração – será que não estamos nos preocupando demais com as coisas deste mundo, deixando de lado o que realmente importa?
Termino com uma interessante frase de Santo Ambrósio. “Não devemos considerar como riqueza aquilo que vamos deixar aqui quando partirmos deste mundo, pois, se não vamos levar conosco, é dos outros, não é nosso”.
Deus vai olhar nosso coração, não nosso bolso ou nossa conta bancária.
Deus te abençoe e te faça rico daquilo que o dinheiro não pode comprar.
Um abraço do meu jeito e do meu tamanho.

Pe. Diego F. Humeniuk
Paróquias Sta. Gertrudes e Sagrado Coração de Jesus