No calor, manchas vermelhas e coceiras podem indicar alergias

Com o verão chegando, é importante ficar em alerta com a pele do bebê, pois, as miliárias, mais conhecidas como brotoejas, costumam aparecer nesse período. Parece alergia, mas, não é, são pequenas lesões que causam vermelhidão, coceiras e umas pequenas bolinhas pelo corpo. Na maioria dos casos, aparecem no pescoço, na região das costas, peitos e coxas.
De acordo com o pediatra Dr. André Arruda, a pele suada fica mais sensível quando é atritada contra a roupa ou uma superfície contra a outra da própria pele. “Há pessoas que têm mais e outras menos, mas, é mais comum em pessoas de pele clara”, explica Dr. André.
Essa reação está ligada ao aumento da temperatura. E pode ocorrer também em períodos mais frios, por exemplo, quando a temperatura cai; como uma forma de proteger, a mãe coloca excesso de roupas na criança e ela transpira mais que o normal; ou quando a criança tem febre muito alta.

Dr. André Luiz Mathias Arruda
Pediatra
CRM 118967

Tratamento
“Nós procuramos manter a criança sempre em temperatura fresca”, relata Dr. André. Ele explica também que, durante o dia, é sempre bom dar alguns banhos para aliviar a coceira. Mas, ele lembra para evitar o uso de sabonete em todos os banhos, pois, assim evita o ressecamento da pele.
Outras formas de aliviar os sintomas é o uso de substâncias caseiras que podem surtir bastante efeito, como o amido de milho, mais conhecido como maisena. É permitido também o uso de talco líquido, pois, ele acalma um pouco as brotoejas.
Dr. André explica, ainda, que o uso de talco comum não é permitido, pois, em sua composição, tem fragrância, o que pode irritar a pele e causar mais desconforto para o bebê.

Outros diagnósticos
Outras infecções e lesões que podem aparecer na criança no calor são as dermatites de fraldas. Dr. André explica que são causadas pelo contato da umidade da urina. “Essas áreas, por estarem abafadas quase sempre e com a temperatura mais elevada, podem se sobrepor às infecções de fungos, mais conhecidas como sapinho”, declara.
O tratamento conta com o uso de antifúngicos locais. “Nós pedimos que a criança fique um período de tempo sem o uso de fraldas”, relata Dr. André. O uso de lenços umedecidos também deve ser interrompido. “Nós pedimos também que a mudança de marca de fraldas nesse período seja evitada, não porque uma marca é inferior à outra, mas porque talvez a criança já esteja adaptada à uma marca e, na troca, ela fique mais suscetível a desenvolver esse tipo de alteração”, descreve.
Normalmente, essas irritações e infecções são vistas mais na época do verão, porém, não é predominante em uma estação do ano.