No retorno às aulas, é importante se atentar ao peso das mochilas escolares

A sobrecarga pressiona a coluna e os ombros das crianças, causando fadiga e tensão muscular

Com o retorno do ano letivo 2024, os pais devem ficar atentos ao peso ideal da mochila escolar dos filhos. De acordo com Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), as mochilas não devem ultrapassar mais do que 10% do peso corporal do estudante. A sobrecarga pressiona a coluna e os ombros das crianças, causando fadiga e tensão muscular.
Para crianças do pré-escolar (4 a 5 anos), o máximo é de 5% em relação ao peso do estudante e 10% do aluno dos ensinos fundamental e médio. Por exemplo, se a criança pesa 30 kg e está no Ensino Fundamental, o peso máximo da mochila é de 3 kg.
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia recomenda que a mochila vazia não exceda peso acima de 1 kg, as tiras devem ser largas e acolchoadas e deve ter cinta abdominal para mantê-la próxima à coluna da criança. No caso da bolsa com rodas, a altura do puxador deve seguir a linha do quadril.
Para evitar lesões ao usar uma mochila, deve-se:
– Utilizar sempre ambas as tiras nos ombros;

Dr. Raul M. Casagrande
Ortopedista e Traumatologista
CRM 139858/ TEOT 13389 / SBQN 0770
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril. Especialista em Cirurgia de Fêmur, Quadril e Pelve. Mestre em Ciências do Movimento Humano (Fisiologia, Biomecânica e Treinamento Desportivo)

– Tensionar as tiras para que a mochila fique bem junto ao corpo e aproximadamente 5 cm acima da linha da cintura;
– Não exceder o peso da mochila em 10% do peso corporal da criança;
– Organizar a mochila, utilizando todos os seus compartimentos, de modo que os objetos mais pesados fiquem no centro e mais próximo das costas;
– Transportar apenas o necessário: não carregue livros ou objetos que não serão utilizados naquele dia;
– Dobrar os joelhos ao se agachar: não se incline dobrando as costas, principalmente para erguer algo pesado e ao carregar mochilas;
– Aprender e praticar exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos mais utilizados ao se transportar uma mochila.

Na escolha do modelo da mochila, alguns aspectos devem ser observados. Os modelos de rodinhas aliviam o peso, mas devem ser evitados caso o aluno tenha que subir escadas no prédio escolar. As duas alças devem ser largas e acolchoadas, pois se moldam melhor ao corpo, e ambas devem ser reguladas na mesma altura. A mochila com cinto na altura do abdome traz mais estabilidade ao carregar o peso.

Carregar a mochila de um lado só ou mal ajustada ao corpo pode gerar lesões, dor e tensão muscular. Em caso de qualquer sinal de alteração na postura ou sintomas que causem incômodo, é recomendável buscar atendimento médico.