NORMCORE: a moda agora é… ser “normal”

O que antes era um estilo que ia na contramão da moda acabou virando tendência: o estilo NORMCORE.
A nova tendência é sair à vontade, literalmente. Se combinar o mais puro estilo largado, com calça oversized (jeans mais folgadinho), mais uma pitada daquele moletom com cara de podrinho e pra coroar com a cereja do bolo um chinelo com meia. Pronto, você acaba de aderir a mais nova onda “fashionista”.
A ideia inicial do Normcore é não se destacar pelo uso de roupas extravagantes. Ter uma individualidade, mas não mostrá-la através do vestuário ou do gosto pelas coisas que fogem do comum. Uma tendência anti-tendência.
O movimento dentro da moda sugere que o mais bacana é ser normal. A característica principal deste estilo é investir em peças de roupas mais “simples” e confortáveis, mais ou menos do jeito que ficamos quando estamos em casa: peças mais largas, confortáveis, blusas e calças de moletons, blusas com capuz, calças amplas, blusas de moletom, tênis ou chinelos, aquelas roupinhas velhas e largas, entre outros.
Ou seja, é evitar o chamativo, é usar peças confortáveis, é não seguir a moda, e sim, vestir o que gosta ou talvez nem pensar sobre o que está vestindo.
É como se o “comum” estivesse na moda. O conceito do estilo se resume em pegar roupas consideradas comuns, simples ou até mesmo bregas e transformá-las em um look super descolado e bem descontraído.
O fenômeno Normcore foi identificado por uma empresa de previsão de tendências chamada K-Hole e, em seguida, apareceu na “New York Magazine”. Depois de algumas publicações apontarem o fenômeno, o que os especialistas agora acham difícil é classificar os normcores involuntários dos normcores intencionais. Porque sim, já há gente tentando parecer sem estilo para seguir a tendência…
Pra quem quer seguir essa tendência, as peças-chaves são: PEÇAS CONFORTÁVEIS.
• Moletom
Foi-se o tempo em que o moletom era coisa que usamos para dormir ou para sair da academia quando se está frio. Mas, como na moda tudo muda o tempo todo, o moletom agora subiu de categoria e virou uma peça “must-have”.
Pode ser um moletom surrado, antigo, com desenhos, estampas, capuz, brilho, customizações e aplicações. O importante é estar confortável (e a peça sugere exatamente isso).
No dia a dia, opte pelo moletom em tons mais neutros, combine com jeans justos, surrados, rasgados e uma sapatilha, ou então, combine com sainhas estampadas e até com salto alto! Para criar um look bem despojado e mais moderninho, abuse das estampas e dos desenhos.
•Calça ou short oversized
O modelo oversized, mais larguinho na região das pernas e da panturrilha, é ideal para quem preza pelo conforto e quer disfarçar pernas grossas. Podem ser tanto de jeans, como tecidos leves ou até mesmo moletom.
Para usar essas peças, é aconselhada a lei da proporção: se a parte de baixo (calça ou short) é mais larguinha e tem maior volume, a parte de cima deve seguir uma linha mais sequinha, justa.
Para uma produção mais descolada, um moletom ou uma t-shirt em sobreposição com uma camisa cumprem bem o papel. Nos pés, escolha entre rasteiras, sandálias flat ou botas sem salto.
Para dar um ar sofisticado ao seu modelo oversized, o segredo é aderir a scarpins ou sandálias de tiras finas e complementos elegantes na parte de cima, como um blazer estruturado coordenado a uma blusa decote em “V”.
O mais legal que a moda pode nos proporcionar é que, por meio das roupas, podemos nos transformar. Compor diferentes looks é divertido.

 

Por Mariana Arruda Simoni
Mestre em Design, Designer, Consultora e Produtora de Moda e Estilo Pessoal
mariana.as@uol.com.br