Nova diretoria para o Projeto Arco-Íris toma posse

Aconteceu, na noite do último domingo (29), a posse da nova diretoria do Projeto Arco-Íris. A posse foi transmitida pela fundadora da entidade, Telma Tofanetto, e contou com a presença dos componentes da antiga chapa, Claudia Marinho, Rosângela Sousa da Silva, Claudio Justino e Gelson D´Aolio.
A nova gestão é composta por Ezequiel Augusto Viana dos Santos, como presidente, e Simone Zanelatto na vice-presidência. As 1ª e 2ª secretárias são, respectivamente, Caroline Decreci e Elisabete Barbosa. Gilmar Ap. Rampazzo e Francisco Martins compõem os cargos de 1º e 2º tesoureiros e os três conselheiros consultivos são Silvio Alexandre Alves, Leonardo Gabbai e Eadred De Lima Ribeiro, nesta ordem.
Como suplentes estão Angelica Asbahr, Flavia Bardou Fontana, Juan Carlos Pires, Lucy Lee Bardou, Marilia Alves Silva e Suzi Miguel Silva dos Santos.
Segundo o novo presidente Ezequiel Santos, a ideia da criação de uma chapa surgiu entre o grupo de voluntariados do qual o mesmo já participava. “Quando fiquei sabendo que haveria eleição para nova presidência, conversei com a Simone Zanelatto e chamei alguns amigos para compormos uma chapa. Estando na diretoria, nossa autonomia para organizar eventos, conversar com entidades e fazer mais pelas crianças será bem maior, por isso, nos candidatamos”, explica.
O presidente ainda deixa claro que não possui ambições políticas com esta nomeação. “Nosso objetivo é cuidar das crianças, ajudá-las e dar carinho”, afirma.

Desafios
Para o recém-nomeado presidente, a maior dificuldade a ser encontrada sob a gestão do Projeto gira em torno do âmbito financeiro. Segundo um levantamento, a entidade deve mais de R$ 150 mil, mesmo contando com verbas dos governos municipal, estadual e federal.
“As crianças não passam necessidades. Elas possuem roupas, comida e conforto, mas ainda temos muitas dívidas, já que somos uma casa que funciona 24 horas por dia. Isso demanda uma verba maior”, enfatiza Ezequiel.
Para driblar a situação, um dos principais objetivos da nova equipe gestora é cativar novos contribuintes. “Não iremos pedir nada além do que o indivíduo estiver disposto a cooperar. Podem ser apenas R$ 10,00, mas que sejam de coração. Precisamos de doações”, afirma Ezequiel.

Planos
Sob o ideal de “União, gestão transparente, amor, carinho e parceria real com a sociedade”, o novo grupo planeja iniciar trabalhos em conjunto com a população, Conselho Tutelar e com o Fórum Municipal.
“Trabalhamos com todos eles e precisamos entender cada um. Não queremos cometer deslizes e, com a ajuda destes setores, acredito que não iremos”, comenta Ezequiel.
Além disso, haverá grande priorização da regularização de dívidas.
“Atualmente, o projeto Arco-Íris é a única instituição que funciona 24 horas por dia e que ainda paga aluguel. Infelizmente, parte de nossa grande dívida é composta por aluguéis atrasados. Precisamos dizimar estes déficits e investir na construção de uma nova casa. O terreno já existe, mas, para tal ato, precisamos de estabilidade financeira”, explica Ezequiel.
Já em prol do bem estar das crianças, o grupo visa ceder um treinamento às cuidadoras. “Atos fora da normalidade podem acontecer e, nesses casos, queremos a certeza de que as responsáveis terão a real capacidade de lidar com isso”, acrescenta Ezequiel.
O fortalecimento de vínculos fraternais também faz parte do plano de ação da nova equipe. A ideia de festejar aniversários e demonstrar às crianças a importância do “estar em conjunto” é o maior objetivo da nova gestão.
No âmbito financeiro, Ezequiel afirma que haverá uma maior distribuição de caixinhas pelos comércios municipais. “Estas caixinhas parecem simples, mas, fazem grande diferença”, afirma.
“Iremos realizar um grande evento anual e alguns menores mensalmente.
Estaremos vendendo pizzas e realizando rifas, tudo em prol da arrecadação de verba para o projeto. Aliás, todos que passarem a contribuir com a entidade, independente da quantia ou forma, poderão acompanhar a prestação de contas. Mostraremos à população onde o dinheiro está sendo aplicado. Queremos muito uma gestão transparente e aliada à sociedade”.
Atualmente, o projeto Arco-Íris conta com 12 crianças das mais diversas faixas etárias, 9 cuidadoras e um grande grupo de voluntários. Apesar disso, a entidade se mostra aberta a todos que tiverem um real desejo de colaborar.
“Hoje, nosso maior déficit são produtos de limpeza, mas, sempre estamos abertos a qualquer doação. Pretendemos fazer uma relação de tudo que entra e sai, além de conhecer melhor nossos voluntários e incentivar novas visitas”, comenta o presidente.
Para realização de trabalhos voluntários na entidade, pode-se agendar horários com a equipe gestora, ligando para o número 3812 2826 ou dirigindo-se até o endereço, na Rua Willian Neumann, 615.