Na manhã desta quarta-feira (09), uma greve dos funcionários da empresa de transporte Viação Bonavita (VB Turismo) surpreendeu os passageiros que dependem da condução pública e coletiva para os compromissos diários. Consequentemente, o problema atingiu, inclusive, quem pretendia usar o transporte intermunicipal para as cidades próximas, como Artur Nogueira, Paulínia, Campinas, Engenheiro Coelho, Conchal e etc.
Em uma conversa informal com um funcionário da empresa, que preferiu não se identificar, o motivo da greve dos funcionários é o atraso no pagamento dos salários. Outro funcionário, que também preferiu manter sua identidade em sigilo, disse ainda que o caso pode se estender na possibilidade de não haver o pagamento ou, ao menos, a negociação desse débito pela empresa aos funcionários, podendo ocorrer novas paralisações.
Os casos de paralisação e greve estão freqüentes nas cidades de Paulínia e Campinas, e esta é a segunda vez que afeta diretamente a cidade de Cosmópolis nas linhas intermunicipais em apenas dois meses.
Tanto no terminal rodoviário da cidade de Cosmópolis como nos principais pontos de ônibus do município, localizados na Rua Antônio Carlos Nogueira, foi possível observar muitos passageiros no aguardo do transporte e na esperança dos trabalhos da VB se normalizarem.
A equipe do Jornal GAZETA de COSMÓPOLIS e TV JAGUARI tentou entrar em contato com a Viação Bonavita Transportes, através de telefonemas, porém, até o fechamento desta reportagem, não houve respostas da mesma. Já a responsável pelo transporte público na região, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), se posicionou diante do caso através de uma nota oficial:
“Sobre a paralisação dos operadores das empresas Ouro Verde e VB Transportes:
A EMTU informa que duas empresas operadoras de linhas metropolitanas da RMC estão paralisadas. Os motoristas estão em greve por falta de pagamento do salário.
A Ouro Verde opera 67 linhas com cerca de 190 ônibus e transporta 56 mil passageiros por dia, que se movimentam entre sete municípios da região: Santa Bárbara D´Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Paulínia e Campinas.
A VB Transportes opera 11 linhas com 37 ônibus, transportando 12 mil passageiros por dia entre os municípios Engenheiro Coelho, Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia e Campinas.
A EMTU está autuando as empresas pelas partidas não realizadas”.