Novo método de massagem pode melhorar tensões musculares e diminuir o estresse

Priscila Espirito Santo Fisioterapeuta pela Universidade Cruzeiro do Sul Clínica Previna

Quick Massage ou massagem rápida é uma técnica derivada do shiatsu (pressão com polegares em pontos específicos, chamados de canais energéticos e que segue os mesmos princípios da acupuntura) e do Anmá (técnica comumente utilizada na massagem). O método possui efeito instantâneo, porém, alguns pacientes podem perceber a diferença apenas no dia seguinte.
“Trata-se de uma técnica considerada relativamente nova se comparada a outros tipos de massagens milenares. Está sendo muito adquirida pelos brasileiros, devido aos seus diversos benefícios em curto prazo”, explica a fisioterapeuta da clínica Previna, Priscila Espirito Santo.
Segundo a especialista, a massagem pode ser feita tanto na cadeira própria da “Quick” (15 a 20 minutos) ou em uma maca (40-50 minutos), podendo ser trabalhados diversos pontos do corpo. “Costumo realizar esta técnica em uma maca, pois tenho uma exploração maior com relação aos pontos do shiatsu e percebo também um nível melhor de relaxamento do paciente”, comenta.

Indicações
A técnica é recomendada, principalmente, para tratar tensões musculares, mas, possui grande efeito sobre problemas como lombalgia, cervicalgias e lesões por esforço repetitivo (LER/DORT).
Além disso, a fisioterapeuta ainda confirma os benefícios que a massagem pode exercer sobre estresse mental, emocional e ansiedade. “Fibromialgia, dor ciática, edemas e indisposição também podem ser tratadas com a Quick Massage”, esclarece.

Benefícios
Além do combate ao estresse e do alívio imediato de dores musculares, a Quick Massage ativa a circulação sanguínea, além de melhorar a disposição corporal.

Contra-indicações
Priscila alerta pessoas com problemas de pele (como queimaduras, ferimentos ou dermatite), lesões recentes, câncer e gravidez para que evitem o tratamento. “Para portadores de HIV, Hepatite ou com alguma dependência química também não é indicada a massagem”, conclui.