Novos começos…

Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o Senhor. Lamentações 3:40

O período entre 1885 e 1900 seria marcado por grandes pontos de virada na história do adventismo. A denominação passaria por mudanças significativas em quase todos os aspectos de sua identidade, a tal ponto que, no início do novo século, parecia ser diferente do que tinha sido até então.
Encabeçando a lista de transformações, está a grande virada na teologia, como desdobramento da Assembleia da Associação Geral de 1888, em Mineápolis. Ela despertou o apelo por uma pregação mais cristocêntrica, para que Cristo fosse o ponto central da mensagem adventista como nunca antes, levando a uma ênfase na salvação pela graça mediante a fé, conceito que a igreja passou a conceber como a justificação pela fé. A antiga ênfase na lei não desapareceu, mas foi reorientada para seu lugar adequado dentro do plano da salvação.
A nova ênfase em Cristo e Sua justiça também contribuiu para que novas personalidades fossem colocadas em evidência dentro do adventismo. Especialmente importantes foram Alonzo Jones, Ellet Waggoner e William Prescott. Jones e Waggoner se tornariam os mais proeminentes pregadores adventistas dos anos 1890. Por exemplo, foram eles que dominaram o púlpito de todas as seis Assembleias da Associação Geral, entre 1889 e 1899. No fim da década, Jones se tornaria o editor da Review and Herald, uma das posições de maior influência dentro da igreja na época.
A década de 1890 também testemunhou uma transformação na perspectiva adventista sobre a natureza Divina. Afinal, sempre que se fala sobre salvação por meio de Cristo, é necessário ter a atuação de um Salvador e do Espírito Santo.
Acompanhando a reforma na teologia adventista, ocorreu uma explosão no programa missionário, que finalmente chegou a “toda” nação. Em 1900, a Igreja Adventista do Sétimo Dia era, de fato, mundial.
Outra área de transformações grandiosas foi a educacional. A reforma teológica e a explosão missionária levaram a uma mudança no sistema educacional da denominação, tanto em orientação quanto em sua importância relativa para a igreja. Conforme alguns descobriram, mudar pode ser doloroso, mas também é essencial.
Ó Deus, dá-nos uma mente aberta para vislumbrarmos as transformações do passado à medida que nos conduzes rumo ao futuro.

Meditações diárias da
Casa Publicadora Brasileira
www.cpbmais.cpb.com.br/htdocs/periodicos/medmat/2014/frmd2014.php