Novotec Expresso abre 40 mil vagas em SP com direito a bolsa-auxílio

Serão 38 cursos para alunos do ensino médio de escolas estaduais, Etecs e jovens de até 24 com ensino fundamental completo

O Estado de São Paulo vai disponibilizar 40 mil vagas em cursos de qualificação profissional de 120 horas de duração do programa Novotec Expresso no contraturno, nos formatos presencial e remoto, em todas as regiões do estado. É o maior número da história do programa.

Além disso, estudantes matriculados no ensino médio da rede estadual terão direito a um auxílio no valor total de até R$ 600, dividido em quatro parcelas mensais, ao longo da duração do curso.

São 38 opções de cursos que foram desenvolvidos para atender as demandas atuais do mercado de trabalho e os interesses dos jovens. Os cursos têm previsão de início para 14 de março.

Para se inscrever nos cursos, o interessado deve acessar o site do Novotec (www.novotec.sp.gov.br), fazer um cadastro e selecionar o município para verificar quais cursos estão disponíveis. A comunicação com os inscritos é feita pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição, que podem ser feitas até o dia 25 de fevereiro.

O Novotec Expresso não possui processo seletivo. Jovens entre 14 e 24 anos com ensino fundamental completo estão aptos a participar. É importante ficar atento aos critérios de seleção quando as inscrições superam o total de vagas. O programa visa a paridade de gênero nas turmas e prioriza estudantes matriculados no ensino médio e Etecs da rede estadual.

Para receber a bolsa, os jovens elegíveis deverão frequentar o curso e não podem ser beneficiários de seguro-desemprego. No caso dos jovens de 14 e 15 anos, será necessária a indicação de um responsável legal para o pagamento da bolsa e que a renda familiar seja de até três salários mínimos.

O pagamento de até quatro parcelas será iniciado em abril, por meio do programa Bolsa do Povo, com cartão magnético do Bolsa do Povo ou voucher que o aluno usará para saque em caixa eletrônico.

Cursos nas áreas Gestão e Negócios, Produção Cultural e Design, Tecnologia da Informação e Comunicação, e Meio Ambiente: Tecnologia e Eletricidade Automotiva; Agente Cultural; Ajudante de Logística; Assistente Financeiro; Auxiliar de Vendas; Comunicação e Projeto de Vida para o Mercado de Trabalho; Excel Aplicado à Área Administrativa; Gestão de Pequenos Negócios; Gestão de Projetos com MS Project; Gestão de Projetos Sociais; Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais
Office 2019; Rotinas de Recursos Humanos; Técnicas de Atendimento
Edição de Vídeo para Youtube; Introdução à Animação Digital; Photoshop e CorelDRAW – Tratamento de Imagem e Ilustração Digital; Introdução à Jardinagem; Paisagismo – Técnica e Projeto; Atendente de Farmácia; Administração de Redes Linux; Administração de Redes Windows; Aprenda a Programar em C#; Auxiliar de Projetos Gráficos; Computação em Nuvem; Criação de Aplicativos; Criação de Sites com Marketing Digital; Criação de Sites e Plataformas Digitais; Desenho no AutoCAD; Desenvolvimento de E-commerce; Desenvolvimento de Software para web e celular; Design de Plataforma Digitais e Experiência do Usuário; Introdução a Banco de Dados
Introdução à Robótica Utilizando Arduíno; Introdução ao Desenvolvimento em Java; Jogos Digitais; Programação Básica para Android; Segurança Cibernética Fundamental.

Parceria com a Fundação Casa

Os cursos do Novotec Expresso no Contraturno serão ofertados para mais de 330 adolescentes em 22 centros da Fundação Casa, visando qualificar a formação de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

O Novotec Expresso no Contraturno é uma das modalidades do Novotec que disponibiliza cursos de qualificação profissional a jovens de 14 a 24 anos, com duração de 120 horas, em parceria com escolas técnicas ou instituições tecnológicas.

A modalidade terá opções de cursos nos formatos presencial e remoto. As aulas remotas são feitas ao vivo, por meio de plataformas digitais, e os encontros presenciais são feitos na unidade de ensino escolhida durante a inscrição.