NUESA divulga Programa de Apoio à Redução do Tabagismo (PART) no Centro da cidade

Ação ocorreu para marcar a data em que se comemora o “Dia Mundial Sem Tabaco”

Na terça-feira (31), data em que se comemora o “Dia Mundial Sem Tabaco”, a equipe do Núcleo de Educação em Saúde (NUESA), da Secretaria Municipal de Saúde, esteve na Avenida Ester para divulgar o Programa de Apoio à Redução do Tabagismo (PART).

De acordo com o Núcleo, o tabagismo, além dos males que provoca na saúde e qualidade de vida, é considerado, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como a principal causa de morte evitável no mundo e também afeta o meio ambiente.

O cigarro contamina o ar por suas substâncias tóxicas, além de se tornar um problema em relação ao descarte irregular das bitucas, que demoram em torno de cinco anos para se decomporem e, muitas vezes, acabam contaminando o solo, rios, mares e animais.

Vale ressaltar, também, que, em tempos de Covid- 19, os tabagistas têm grande chance de ter seu estado agravado quando contraem a doença.

O tabagismo é classificado como uma epidemia mundial e precisa do empenho de todos para ser vencido.

O Secretário Municipal de Saúde de Cosmópolis, Marcos Ferreira, apoia e tem fortalecido as ações para o enfrentamento do tabagismo e o Programa de Apoio à Redução do Tabagismo (PART) que é realizado com atendimentos presenciais e/ou online (quando necessário).

O acompanhamento médico terapêutico acontece semanalmente e em grupos de apoio. Conta com avaliação para prevenção e diagnóstico precoce para o câncer bucal e agora está iniciando o acompanhamento com nutricionista.

O Programa disponibiliza gratuitamente a medicação cloridrato de bupropiona e adesivos de nicotina, além de assessorar o paciente durante todo processo de tratamento.

Tem vontade de parar de fumar? Ou diminuir o consumo de cigarros?

Já tentou e não conseguiu?

Já parou de fumar e recaiu?

Participe do PART e tenha melhor qualidade de vida!

Locais e horários

– Terça às 8h30 – UBS Vila Cosmo

Rua Pedro Damiano, n° 327

– Terça às 13h – UBS Andorinhas

Rua Lavieiro Giuzio, n° 360

Em caso de dúvidas ou interesse, ligue ou envie mensagens pelo telefone e/ou WhatsApp do Núcleo de Educação em Saúde (NUESA) da SMS de Cosmópolis (19) 3872-1019.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis